2021 - AUDI Q3 45 TFSIe

No final do último mês de setembro, a Audi havia confirmado a apresentação das versões híbridas plug-in dos A3, Q3 e Q8 antes que terminasse o ano. O SUV maior e mais esportivo já está à venda, portanto, o próximo da lista é o novo Audi Q3 45 TFSIe 2021, que se acaba de ser revelado.
Mais uma versão que se soma à lista dos híbridos plug-in da marca. Embora por enquanto só esteja disponível a versão mais familiar do SUV compacto, também se espera que seja oferecido o Audi Q3 Sportback 45 TFSIe durante o próximo ano. Esteticamente, não há grandes diferenças além da tampa de carga da bateria colocada no para-lama dianteiro esquerdo e um para-choque traseiro de novo desenho. De série equipa rodas de liga leve de 17 polegadas e opcionais de até 20 polegadas.
O novo Q3 45 TFSIe apresenta-se com a estética esportiva do pacote S-Line, com a grade e as inserções decorativas das entradas de ar pintadas de preto brilhante, assim como a borda dos vidros, as carcaças dos espelhos retrovisores e a inserção decorativa na parte baixa do para-choque traseiro. No interior também não há modificações relevantes, exceto o grafismo específico do sistema de propulsão no quadro de instrumentos digital ‘Virtual Cockpit’.
A bateria de íons de lítio, montada na parte traseira, oferece uma capacidade máxima de 13 kWh e uma autonomia máxima de 50 quilômetros, rodando em modo elétrico com uma velocidade máxima de até 140 km/h. Além disso, ela pode ser recarregada em 3 horas e 45 minutos. Esta versão diminui o volume do porta-malas dos 530 litros das versões a combustão para 380 litros, uma diminuição relevante de 150 litros.
O Audi Q3 45 TFSIe conta com o mesmo powertrain dos outros modelos do grupo Volkswagen com a mesma tecnologia de mobilidade sustentável: o motor a gasolina de 1.4 litros TFSI com 150 cv, associado a um motor elétrico de 115 cv e surgindo acoplado a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e 6 velocidades. No total, a potência do sistema é de 245 cv com um torque máximo de 400 Nm, alcançando uma velocidade máxima de 210 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 7.3 segundos. As primeiras unidades chegarão aos concessionários em janeiro de 2021.