2021 - AUDI Q8 TFSIe QUATTRO

A Audi acaba de completar a linha de um de seus crossovers mais luxuosos e exclusivos. A oferta mecânica do Audi Q8 se enriquece com a entrada em cena da esperada versão híbrida plug-in. Uma alternativa eletrificada que permitirá beneficiar-se do melhor de dois mundos. Conta com um desempenho superior e, sobretudo, uma significativa autonomia em modo totalmente elétrico. Está tudo pronto para sua chegada aos concessionários.
O novo Audi Q8 TFSIe quattro chega ao mercado com um claro objetivo, posicionar-se como a opção mecânica mais ecológica de toda a linha Q8. Disponível em duas motorizações, em ambos os casos oferecendo um argumento muito similar.
Estamos diante do sétimo carro híbrido plug-in introduzido pela Audi desde meados de 2019. A nível estético as diferenças com relação a um Q8 com motor convencional são mínimas. Além da tampa que esconde a tomada para carregar a bateria e os emblemas que exibe, podemos destacar muito poucos traços exclusivos. Portanto, são mantidas intactas as qualidades principais do design deste exclusivo e luxuoso SUV Coupe da marca de Ingolstadt.
Debaixo do capô do novo Audi Q8 TFSIe quattro encontra-se um motor a gasolina de 3.0 litros TFSI com 340 cv e 450 Nm de torque máximo que atua em combinação com um pequeno motor elétrico PSM (Síncrono de Excitação Permanente) de 100 kW (136 cv), que vai integrado à carcaça da transmissão automática Tiptronic de 8 velocidades. Além disso, conta com um sistema de tração total quattro.
A linha Q8 TFSIe quattro é composta de duas motorizações: Q8 55 TFSIe quattro e Q8 60 TFSIe quattro. Ou seja, há dois níveis de potência. O primeiro deles desenvolve 381 cv e 600 Nm de torque máximo, enquanto que o segundo alcança os 462 cv e 700 Nm.
A bateria de íons de lítio instalada debaixo do piso do porta-malas conta com uma capacidade de 17.8 kWh e seu objetivo principal é alimentar o motor elétrico. Dispõe de um sistema de refrigeração líquida e, se for necessário, pode conectar-se ao sistema de ar condicionado ou ao segundo circuito de baixa temperatura, que refrigera o motor elétrico e a eletrônica de potência. A autonomia elétrica é de até 47 quilômetros segundo o ciclo WLTP.
Para espremer ao máximo as capacidades do sistema híbrido se pode optar por estes três modos de funcionamento: Auto, Hold e Charge. Além disso, selecionando o modo EV na tela central do MMI se pode circular em modo completamente elétrico tanto quanto seja possível. Em baixa velocidade, no modo elétrico, o veículo emite um alerta acústico.
O processo de carga da bateria pode ser realizado em casa. Conta com um carregador de até 7.4 kW. Com a bateria totalmente vazia se necessita de somente duas horas e meia para carregá-la. Entre o equipamento de série há o sistema Audi Drive Select composto de até sete perfis de condução: Comfort, Efficiency, Auto, Dynamic, Individual, Offroad e Allroad.