2025 - AUDI RS E-TRON GT PERFORMANCE
Com o Audi RS e-tron GT performance, a marca dos quatro aros estreia seu primeiro modelo RS totalmente elétrico. O coupé de quatro portas demonstra a experiência técnica e a paixão da Audi pelos detalhes. Potente e esportivo, o RS e-tron GT performance reflete os altos padrões da marca no desenvolvimento e fabricação de automóveis, tornando-se a principal referência da mobilidade elétrica da Audi.
Além de um motor síncrono de magnetização permanente (PSM) com uma potência de 252 kW (342 cv) no eixo dianteiro, que conta com um eixo de transmissão reforçado, o Gran Turismo elétrico incorpora um segundo motor PSM de novo desenvolvimento no eixo traseiro, que oferece 415 kW (564 cv). A maior densidade do enrolamento de cobre no estator dos motores elétricos maximiza a condução de corrente, enquanto o rotor do motor traseiro é mais compacto e leve. No total, a Audi reduziu o peso do motor elétrico do eixo traseiro em dez quilos. Ambos os motores elétricos possuem reservas de potência para situações de condução dinâmica. O Launch Control permite utilizar brevemente os recursos da bateria de alta voltagem e dos motores elétricos para alcançar uma potência máxima de até 680 kW (925 cv). Além disso, o eixo dianteiro incorpora uma eletrônica de potência modificada com um inversor de impulsos otimizado, permitindo correntes de descarga de até 600 amperes, 300 amperes a mais do que nas outras duas versões da linha, o Audi S e-tron GT e o Audi RS e-tron GT. O eixo traseiro também funciona a 600 amperes.
A Audi aumentou a potência de recuperação de frenagem para 400 kW. O sistema de recuperação é responsável pela desaceleração do veículo até um valor máximo de 4.5 m/s². A recuperação quando o veículo avança no modo de marcha por inércia foi aumentada para 0.6 m/s² e 1.3 m/s² (anteriormente, 0.3 m/s² e 0.6 m/s²). Isso amplia a diferença entre a sensação dinâmica de conduzir usando o acelerador também para reduzir a velocidade (‘sensação de um pedal’) e o modo eficiente de avanço por inércia. “Isso nos permite aumentar a eficiência, ao mesmo tempo em que atendemos às demandas dos nossos clientes. Quando o condutor tira o pé do acelerador, o carro consegue uma desaceleração claramente perceptível, favorecendo uma condução esportiva”, explica Jaan Mattes Reiling, Diretor Técnico da linha de modelos Audi e-tron GT.
Gestão térmica adaptada para um desempenho extra estável
Um dos objetivos de desenvolvimento do modelo de alto desempenho era alcançar alta eficiência em todas as faixas de carga e manter a disponibilidade de potência repetidamente. Isso resulta em um desempenho superior. A gestão térmica adaptada e a interconexão inteligente dos quatro circuitos de refrigeração desempenham um papel fundamental, especialmente no modo RS performance, que é uma característica exclusiva deste modelo. Quando a potência é aumentada, o sistema de gestão térmica ativa o circuito de ar-condicionado para garantir que a bateria de alta tensão seja suficientemente refrigerada. O sistema de refrigeração adaptado reduz simultaneamente e de forma ativa a temperatura nos circuitos de refrigeração da bateria de alta tensão e dos dois motores elétricos. A refrigeração dos motores, a climatização do habitáculo e o condicionamento da bateria podem ser controlados de forma praticamente independente. A Audi introduziu mudanças significativas nas bombas e válvulas para otimizar o desempenho do sistema de gestão térmica.
A nova composição química das células também é em grande parte responsável pelo aumento da potência do RS e-tron GT performance, com uma proporção ajustada de níquel, cobalto e manganês e uma capacidade de armazenamento bruta de 105 kWh (97 kWh líquidos). Isso resulta em maior capacidade energética e correntes de carga e condução mais altas em comparação com o modelo antecessor. As correntes máximas de carga foram aumentadas para 400 amperes. Quando o Launch Control está ativado, podem circular até 1.100 amperes de corrente.
O mesmo acontece com a nova função ‘push-to-pass’ no RS e-tron GT performance, que fornece um aumento de potência de 70 kW a velocidades superiores a 30 km/h por até dez segundos, conforme indicado por um temporizador no Audi virtual cockpit. Quando o condutor ativa o ‘push-to-pass’, a bateria usa os mesmos parâmetros que o Launch Control. Ao mesmo tempo, os componentes do sistema de propulsão ajustam-se automaticamente aos parâmetros do modo dynamic do Audi drive select. Após um mínimo de dez segundos de regeneração, a função pode ser ativada novamente. Uma nova placa de refrigeração com arquitetura U-Flow garante uma transferência homogênea de calor e frio. As células mais quentes da bateria sempre limitam a corrente de carga. Na Audi, o princípio ‘performance’ também se aplica à experiência de carregamento. A potência máxima de carregamento foi aumentada em 50 kW, atingindo 320 kW, o que permite que, em condições ideais, a bateria de alta tensão do veículo carregue de 10 a 80% em apenas 18 minutos em uma estação de carregamento de alta potência (HPC).
Suspensão ativa e Audi drive select com modos RS configuráveis individualmente
A suspensão pneumática de novo desenvolvimento com tecnologia de câmara dupla e duas válvulas, que faz parte do equipamento de série, oferece claras vantagens em termos de dinâmica de condução sem comprometer o conforto. Pela primeira vez, é oferecido como opção um sistema inovador de suspensão ativa seletiva por roda. “Nosso objetivo era aumentar significativamente e tornar mais perceptível a diferença entre conforto e dinâmica de condução”, explica Carsten Jablonowski, Engenheiro-Chefe da Equipe de Desenvolvimento de Características de Condução da Audi. “Em linha com a filosofia da Audi, por um lado, o excepcional conforto de condução no modo comfort reforça o conceito Gran Turismo; por outro, a capacidade de controlar ativamente os movimentos da carroceria permite uma dinâmica de condução que o condutor pode experimentar graças ao sistema de direção, que otimizamos ainda mais. Conseguimos assim uma condução confortável e dinâmica, controlável através de uma direção que se destaca por sua alta precisão”, acrescenta Jablonowski.
O sistema de condução dinâmica Audi drive select permite ao condutor controlar o caráter do veículo. Ele oferece três perfis: efficiency, comfort e dynamic. Além disso, dois modos específicos RS configuráveis individualmente, RS1 e RS2, alteram parâmetros do sistema de propulsão, suspensão, altura da carroceria e som. O motorista pode configurar esses modos diretamente em um dos dois satélites de controle vermelhos - neste caso, o da direita - localizados no volante, que é achatado na parte superior e inferior.
Como característica exclusiva, o RS e-tron GT performance possui o modo RS performance, projetado para condução exigente em circuitos ou em estradas sinuosas de montanha. As características especiais desse modo de condução permitem controlar de forma ideal o torque nas condições de limite de manobrabilidade. O modo RS performance também ajusta o funcionamento do sistema de controle de tração, a vetorização de torque, a regulagem da suspensão, a aerodinâmica e a refrigeração. A estratégia no programa RS performance é a mesma do modo dynamic, de modo que o RS e-tron GT performance permanece na primeira marcha de sua transmissão de duas velocidades o maior tempo possível, para que a aceleração seja mais dinâmica.
Pneus de alta performance o de baixa resistência à rodagem
O Audi RS e-tron GT performance vem de série com rodas de 20 polegadas. Os pneus das novas rodas multirraios, otimizados para resistência ao rolamento, garantem uma grande autonomia.
Opcionalmente, estão disponíveis rodas de 21 polegadas em cinco desenhos diferentes, com dois tipos de pneus, cada um com características distintas. Os pneus Bridgestone Potenza Sport têm uma resistência ao rolamento muito baixa, o que melhora o consumo e a autonomia. Seus compostos e a construção interna foram especialmente adaptados para o desempenho do RS e-tron GT performance. Os projetistas deram atenção especial aos materiais utilizados para fabricar esses pneus sem comprometer a segurança ou o desempenho: são fabricados com 55% de materiais renováveis ou reciclados, incluindo 35% de componentes de fontes renováveis, como a borracha natural, e 20% de conteúdo reciclado, como o negro de carbono proveniente de pneus usados.
Esses pneus de alta performance foram testados em circuitos de corrida, e suas características de condução foram submetidas a testes em uma ampla variedade de condições ambientais. Seu maior nível de aderência melhora a dinâmica de condução em superfícies secas e molhadas, permitindo maior aceleração lateral, uma resposta mais precisa da direção e um desempenho de frenagem otimizado. Mesmo em estradas de montanha sinuosas, os pneus de alta performance conferem ao RS e-tron GT performance toda a esportividade que se espera de um Gran Turismo.
A camuflagem de carbono combina sofisticação estética e funcionalidade
Os elementos de design do Audi RS e-tron GT performance são bastante distintivos. O teto opcional em carbono fosco pode ser combinado com outros elementos opcionais de camuflagem em carbono, que a Audi utiliza pela primeira vez e estão disponíveis exclusivamente para este modelo. A camuflagem em carbono é aplicada nas estruturas em relevo dos para-choques, nos acabamentos das portas, em partes do difusor e nos espelhos retrovisores laterais. A nova cor externa Verde Bedford também está disponível exclusivamente para o RS e-tron GT performance.
“Como uma declaração absoluta de design, cada detalhe do RS e-tron GT performance foi perfeitamente coordenado, desde o teto de carbono até os cintos de segurança. É um RS e-tron GT até o final. A forma como utilizamos o carbono não tem direcionalidade; ele parece diferente de cada perspectiva”, explica Christopher Kröner, designer de cores e acabamentos responsável por essa inovação na Audi. “Isso é crucial porque nosso Gran Turismo é como uma escultura acessível de todos os ângulos, então deve apresentar esse efeito em todas as partes. Dependendo da iluminação, ele pode parecer ágil ou discreto. O que parece uma contradição é fruto do equilíbrio perfeito entre esportividade e elegância”.
Como outro elemento destacado do interior, o modelo de alto desempenho inclui um novo e exclusivo pacote de design com costuras em Verde Serpentina, combinando com o exterior em Verde Bedford, e bancos ajustáveis em 18 posições. As inserções decorativas também estão disponíveis em camuflagem de carbono fosco, combinando com o exterior. Em homenagem ao Audi Avant RS 2 de 1994, no qual os mostradores analógicos eram brancos, o RS e-tron GT performance inclui um medidor de potência e um velocímetro digitais em cor branca como uma característica especial.
Experiência de som esportiva melhorada no detalhe
No RS e-tron GT performance, o cliente pode controlar o som do veículo: desde o silêncio típico de uma condução elétrica até uma experiência sonora mais progressiva. O som esportivo e-tron Sport, profundo e de alta qualidade, é de série. Como expressão audível do caráter do Gran Turismo, o som do habitáculo foi aprimorado para o modelo de alto desempenho, sendo cuidadosamente harmonizado, especialmente na faixa de velocidade sem carga de 70 a 90 km/h.
Duas unidades de controle e amplificadores no porta-malas geram sons externos e internos separados, que são emitidos por dois alto-falantes, um externo e um interno.
O som digital é baseado em dados como a velocidade dos motores elétricos, a posição do pedal do acelerador, a velocidade do veículo e outros parâmetros. O resultado é um som sintético amostrado a partir de 32 fontes individuais - que vão desde uma variedade de gravações reais até áudio de sintetizador editado - que apoia o funcionamento do sistema de propulsão de maneira autêntica e rica em nuances.
Precisão, perfeição e paixão pelo detalhe: produzido em Böllinger Höfe
O novo RS e-tron GT performance é fabricado na planta da Audi Sport GmbH localizada no complexo da marca dos quatro aros em Neckarsulm. Em Böllinger Höfe, são utilizadas novas tecnologias especialmente adaptadas, mas o passo final é realizado por funcionários experientes. Os aproximadamente 500 especialistas da planta de produção receberam formação avançada para a nova família de modelos e-tron GT. Antes do início da produção, alguns processos e sistemas foram ajustados para permitir a fabricação dos novos modelos. Por exemplo, a montagem da inovadora suspensão ativa foi integrada como um novo passo na preparação da instalação.
Imediatamente após, no ciclo 20 da linha de montagem do Audi e-tron GT, conhecido como o ‘matrimônio’, ocorre a união da carroceria montada com a bateria, os motores elétricos e a suspensão. Esses importantes componentes tecnológicos são colocados em um suporte que se move sobre um transportador de rolos e pode ser posicionado sob a carroceria com precisão milimétrica. Usando ferramentas inteligentes de auto posicionamento, os funcionários fixam a bateria e os componentes do sistema de propulsão à carroceria em 74 pontos diferentes.
A produção de pequenas séries em Böllinger Höfe serve como um laboratório do mundo real para avançar na digitalização da produção e logística. As soluções inteligentes para a fábrica totalmente inteligente e conectada são testadas, aprimoradas e, em última análise, adaptadas aqui para a produção em grandes volumes; por exemplo, na planta de Neckarsulm.