2021 - AUDI SQ5 TDI SPORTBACK

No final do último mês de setembro foi revelado um novo membro da linha Q da Audi. Um novo crossover destinado a desempenhar um papel protagonista nestas novas tendências que estão sendo criadas no mercado SUV. Trata-se do Audi Q5 Sportback, um SUV Coupe situado como o ‘irmão maior’ do Q3 Sportback que já pode ser encontrado nos concessionários europeus.
Sobre a base do novo Q5 Sportback foi criado um novo crossover esportivo, o novo Audi SQ5 Sportback TDI. Uma versão de enfoque esportivo que se caracteriza por contar com uma imagem diferenciada, um equipamento tecnológico completo e, sobretudo, uma parte mecânica com um desempenho superior, que neste caso aposta na eletrificação.
Com relação às diferenças entre o novo SQ5 Sportback TDI e o Q5 Sportback convencional, basta dar uma rápida olhada nas imagens. Exibe detalhes de design específicos que realçam o seu caráter. No para-choque dianteiro surgem entradas de ar de grande tamanho com inserções verticais. Além disso, a grade octogonal Singleframe apresenta uma estrutura de colmeia junto a um acabamento em alumínio.
O novo SQ5 Sportback TDI equipa de série faróis Matrix LED. A tudo isso devemos somar a inserção de alumínio fosco em ambos os para-choques. Na traseira, o traço mais característico é sem dúvidas o sistema de escape com quatro saídas ovaladas e cromadas perfeitamente integradas no difusor. É claro que as lanternas traseiras utilizam a tecnologia OLED.
Quanto ao interior do novo SQ5 Sportback TDI, somos envolvidos por um ambiente onde se respira luxo e esportividade em partes iguais. A primeira coisa que dará as boas-vindas serão as placas de alumínio iluminadas situadas nas soleiras das portas. Estão disponíveis três tipos de estofamento para os bancos esportivos com ajuste elétrico. De maneira opcional podem contar com funções de massagem e ventilação. De série o painel conta com inserções decorativas em alumínio escovado.
O novo SQ5 Sportback aposta no diesel. Debaixo do seu capô se esconde um motor V6 de 3.0 litros TDI que desenvolve uma potência de 341 cv e 700 Nm de torque máximo. Esse bloco foi atualizado em diversos pontos para oferecer um desempenho elevado. Os pistões são de aço forjado e optou-se por injetores do tipo solenoide para injetar o combustível. Além disso, o turbo compressor conta com uma turbina menor e mais leve. O intercooler também é novo.
Agora, um dos fatores determinantes deste motor diesel é que utiliza a tecnologia híbrida suave (Mild Hybrid) de 48 volts. Aposta na eletrificação para melhorar a eficiência e a resposta do motor.
Assim como o resto de seus motores TDI, a Audi utiliza a tecnologia Twin-dosing (veja o vídeo abaixo), que é baseada no funcionamento conjunto de dois conversores catalíticos SCR. Graças à dupla dose de AdBlue, o novo SQ5 Sportback TDI cumpre com a norma de emissões Euro 6d ISC-FCM AP.
O motor surge acoplado a uma transmissão automática Tiptronic de 8 velocidades e a um sistema de tração total quattro. Com esse conjunto mecânico, o novo SQ5 Sportback TDI é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Para espremer ao máximo as capacidades dessa mecânica, podem ser usados os diferentes perfis de condução integrados no sistema Audi Drive Select.
Tanto o novo Audi Q5 Sportback como sua alternativa esportiva, o novo SQ5 Sportback TDI, serão produzidos em série nas instalações que Audi possui em San José Chiapa (México). O lançamento comercial acontecerá a nível global no primeiro semestre de 2021. Cabe destacar que o nuevo Q5 Sportback também é fabricado na China, em uma planta localizada em Changchun. Todos os exemplares produzidos na China serão usados para abastecer este mercado.