2021 - AURUS SENAT

Vladimir Putin queria deslocar-se em um modelo do porte de um Rolls-Royce, mas não poderia ser o modelo britânico, deveria ser um modelo de desenvolvimento puramente russo. As condições eram claras: estética e luxo no nível de Goodwood. Pelo menos no que diz respeito à parte estética os russos conseguiram, inclusive a Aurus já recebeu uma carta com uma ação por plágio.
Trata-se de um desembolso enorme para uma empresa nova, que não tem instalações próprias de produção, e que dizem que está construindo sua sede própria. Enquanto isso, utiliza instalações do Governo. Sabia-se que o investimento não importava pois se tratava de um modelo somente ao alcance de membros do Governo. Mas agora parece que mudaram de opinião, colocando o Senat à venda no Oriente Médio. Na verdade, algumas fontes indicam que a Tawazun, uma holding de Abu-Dhabi investiu no capital da Aurus ficando com 36% do total, e está disposta a vendê-lo nos Emirados Árabes Unidos.
Por enquanto, mostraram apenas o Aurus Senat com distância entre os eixos normal, embora já apontem para uma versão estendida, que é aquela que deverá acumular o grosso das vendas nestes mercados tão exigentes. Também estão preparando um novo SUV que já estão oferecendo aos clientes, e que pretendem colocar à venda no mais tardar em 2023. Uma alternativa ao Rolls-Royce Cullinan.
Na verdade, o próprio Denis Manturov, Ministro da Indústria e Comércio da Rússia, está muito empolgado com o projeto e acredita que o Senat vai arrasar. Argumentos ele tem, mas não estão à altura dos britânicos. Os 150 protótipos fabricados, em vez de serem destruídos como seria o habitual, foram presenteados. A Aurus tem apenas um concessionário em sua terra natal, e não vendeu ainda nenhuma unidade porque o modelo não está homologado oficialmente para rodar nas ruas.
Em relação aos modelos da Rolls-Royce, as diferenças são mais que evidentes no design exterior e interior. Apesar de a Rolls-Royce ter motivos para estar incomodada, o Senat não conta com aquela embalagem tipicamente britânica, embora o Senat normal meça 5.6 metros de comprimento e o Senat LWB 6.6 metros. Debaixo do capô, encontra-se um potente motor V8 de 4.4 litros biturbo de origem Porsche e uma transmissão automática de 9 velocidades, com tração total. Seu preço é estimado em 18 milhões de rublos, algo em torno de 1.35 milhões de reais.