1934 - AUTO UNION TYPE 52 ‘SCHNELLSPORTWAGEN’

Quem adora os carros clássicos e raros como nós vai adorar o que vem a seguir. O Auto Union Type 52, apelidado de ‘Schnellsportwagen’ (carro esportivo rápido), foi a versão de rua do Type 22 Grand Prix da década de 1930.
Contava com um motor de 16 cilindros com mais de 200 cv e uma velocidade máxima de 200 km/h, tornando-o um dos carros mais rápidos do mundo.
Infelizmente, este incrível supercarro nunca passou da fase de design. O projeto do Auto Union Type 52 foi abandonado em 1935, quando os ventos da Segunda Guerra Mundial ainda não haviam soprado, mas a indústria alemã já esperava o conflito. Mas 90 anos após o fiasco, a Audi decidiu dar uma segunda chance ao carro, levando-o ao Festival de Velocidade de Goodwood de 2024.
Uma velha animada
Então, em Ingolstadt, eles contrataram o pessoal da Crosthwaite Gardner, um fabricante de carros de corrida históricos, para reconstruir o Auto Union Type 52 do zero.
Usando esboços e desenhos originais, cada elemento, do chassi aos painéis da carroceria e ao motor, foi feito sob medida para este conceito único. E agora sabemos que o projeto começou no início de 2023 e levou mais de um ano para ser concluído.
Debaixo do capô (ou melhor, sob o eixo traseiro) há um motor turboalimentado de 16 cilindros montado no centro, semelhante ao que teria sido usado no carro original, mas com uma cilindrada diferente: 6.0 litros em vez dos 4.4 do projeto original. A Audi também aumentou a potência: de cerca de 200 cv para impressionantes 512 cv. No entanto, para respeitar a história, a transmissão continua manual.
Para encaixar o novo motor dentro do carro, a Audi teve que aumentar suas dimensões: a distância entre eixos aumentou dos originais 2.99 metros para impressionantes 3.31. Tudo isso com um peso de 1.449 kg.
A cabine também surpreende, com três assentos (como um McLaren F1, mas 60 anos antes) perfeitamente reconstruídos, com bancos de tecido, painéis de madeira laqueada e enormes indicadores analógicos.
Por fim, para quem acha que este Auto Union Type 52 é apenas um protótipo de salão com as rodas paradas, ledo engano: o exemplar único reconstruído pela Audi chegou à pista do Festival de Velocidade de Goodwood, com Tom Kristensen e Hans-Joachim ‘Strietzel’ Stuck ao volante.