2020 - AVTOROS SHAMAN 8X8 AMBULANCE

É bem provável que muitos não tenham ouvido falar do Avtoros Shaman 8x8. Trata-se de um veículo todo-terreno especialmente dirigido a pessoas endinheiradas, que ganhou fama depois de ter aparecido já há alguns anos em um episódio do Top Gear. Esta criatura de fabricação russa decidiu diversificar-se e busca novos potenciais clientes além dos sheiks do petróleo que até agora o adquiriam. Por isso, o descomunal Avtoros Shaman 8x8 se converte em uma ambulância.
Criado como uma alternativa aos helicópteros de resgate médico, que são tremendamente caros de adquirir e operar, e que nem sempre podem atuar em função das condições climáticas, o Shaman 8x8 convertido em ambulância será a opção perfeita também para aqueles pontos da geografia onde é mais complicado o acesso com as ambulâncias tradicionais, veículos geralmente baseados em furgões compactos ou chassi cabine na medida.
A Avtoros espera agora atrair os serviços de emergência com sua última criação. Apoiada por outra empresa russa, o fabricante recondicionou a zona de carga do Shaman para introduzir todos os elementos e equipamento necessário para uma ambulância. Dispõe de iluminação específica, zonas de armazenagem para equipamentos médicos, sistema de climatização completo, assentos para quatro sanitários e alojamento para até dois pacientes. Além das luzes de emergência, sirenes e uma chamativa pintura amarelo flúor rapidamente reconhecível.
Apesar das modificações, o Avtoros Shaman 8x8 ambulância é mecanicamente idêntico à versão standard do modelo, o que representa um peso vazio de 4.8 toneladas e um powertrain composto por 8 enormes rodas com pneus de baixa pressão conectadas através de diferenciais e um sistema de direção para cada um dos eixos. Isso significa que o todo-terreno pode deslocar-se mais amplamente, seja para esquivar de obstáculos ou para girar em áreas mais estreitas.
A potência tem origem em um motor turbodiesel de 4 cilindros e 3.0 litros de origem IVECO, que oferece 150 cv de potência e 350 Nm de torque. Surge acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades com uma caixa de transferência de 2 velocidades. Pode alcançar uma velocidade máxima sobre terra de 70 km/h ou de 7 km/h na água graças à hélice opcional instalada. Seu tanque de mais de 260 litros de combustível lhe concede uma autonomia de até 1.000 quilômetros, o que o torna ideal para percorrer longas distâncias e atender a uma emergência.
Este veículo dificilmente acabará fazendo parte da frota de ambulâncias de qualquer hospital ao redor do mundo (exceto em algumas cidades dos Emirados Árabes), especialmente com um preço base equivalente a 1.15 milhões de reais, sem contar com as modificações e equipamento necessário para desempenhar a função de ambulância.