2021 - AZNOM PALLADIUM

Em 2018 foi apresentado um protótipo um tanto peculiar que mesclava duas ideias diferentes e cujo nome era Mercedes-Maybach Ultimate Luxury. Tratava-se de uma combinação entre um sedan de luxo e um SUV, uma fórmula que passou despercebida até que agora alguém a levará à prática, concretamente a empresa italiana Aznom Automotive. Sua criação pretende ser a primeira ‘hiper-limousine’ do mundo.
Para conseguir isso a primeira coisa que os italianos fizeram foi fixar-se em um arquiteto do século XVI chamado Andrea Palladio, de quem recebe seu nome, com um design inspirado “nos grandes sedans utilizados pelos chefes de estado e na opulência dos automóveis de luxo dos anos 30, com suas volumosas dimensões e capacidades off-road”. O Aznom Palladium aspira ser um veículo único em sua espécie e se julgarmos pelas imagens oficiais que acabamos de conhecer, ele conseguiu.
A limousine está baseada sobre uma plataforma cuja identidade não foi informada, mas sabemos que dá vida a um conjunto de 5.96 metros de comprimento por 2.08 de largura e 1.97 de altura, ou seja, é mais alto que um Mercedes-Benz G Class da geração atual. O Palladium apresenta uma frente inspirada nos modelos da Rolls-Royce, com uma grande grade com barras verticais e faróis delgados, quadris largos e duas tiras de luz na parte traseira, junto com um grande difusor com duas saídas de escape retangulares.
Os ocupantes dos lugares traseiros serão os verdadeiros protagonistas, já que irão sentados sobre bancos muito largos que poderiam passar perfeitamente por poltronas, cobertos de couro e acentuados por elegantes molduras de madeira. Em ambos os lados aparecem gavetas extensíveis e uma série de compartimentos que oferecem todo tipo de comodidades. Outros aspectos destacados são a presença de um sistema de som Harman Kardon, dois tablets Microsoft Surface Pro X e um relógio feito à mão que incorpora ouro e paládio.
Também conta com um revestimento de plástico na parte inferior da carroceria e uma distância do solo bem generosa que deverá ajudá-lo se porventura precisar adentrar em terrenos acidentados. Nestas circunstâncias será fundamental dispor de um poderoso propulsor e o Palladium o terá, pois debaixo do capô haverá um motor V8 biturbo de 5.7 litros que produz 710 cv de potência e um torque máximo de 950 Nm, acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades que envia toda a energia para as quatro rodas.
O encarregado de deter os 2.650 quilos do carro é um sistema de freios assinado pela Brembo que é composto de discos dianteiros ventilados de 408 mm com pinças de seis pistões, enquanto que os traseiros são de 380 mm e são mordidos por pinças de quatro pistões. A suspensão é independente em ambos os eixos e os amortecedores são adaptativos. O Palladium se sustenta sobre quatro rodas de 22 polegadas que são calçadas sobre pneus Yokohama Advan Sport nas medidas 285/45 ZR22.
A Aznom oferecerá o Palladium em um número limitado de unidades. Serão 10 no total e seus preços ainda não foram divulgados, mas é fácil imaginar que não estarão ao alcance de qualquer mortal, dadas as suas características e pretensões.