1975 - BARRIS SNAKEPIT

A mente fértil de George Barris parece que não tinha limites. Mais conhecido por seus veículos para o cinema, como o primeiro Batmobile - criado sobre o concept car Oldsmobile Futura - que se tornou o seu modelo mais conhecido, este empresário americano dirigiu uma das empresas de customização mais célebres dos Estados Unidos.
Recentemente surgiu à venda uma de suas criações mais extremas, o SnakePit, a visão particular de Barris para um esportivo batedor de recordes de velocidade. Criado sobre um chassi fabricado especificamente na medida, conta com nada menos que 6 motores V8 Cobra 351 da Ford, cada um deles com uma capacidade de 5.75 litros, somando um total de 34.5 litros, ou 34.500 cc.
A potência total declarada ultrapassava os 2.000 cv, que eram enviados aos dois eixos traseiros de origem Pontiac com 4 rodas motrizes mediante duas transmissões automáticas Ford C6. Sua velocidade máxima declarada era de 300 milhas por hora, cerca de 483 km/h, velocidade que nunca foi confirmada oficialmente, por isso que podemos simplesmente estimar uma velocidade máxima real superior aos 300 km/h, sempre que o veículo realmente consiga estabilidade suficiente em linha reta.
Os motores V8 estão associados em dois conjuntos de três, portanto, cada trio de motores repartia seu torque para as duas rodas traseiras de cada lado através de uma das duas transmissões e eram comandados mediante um dos dois aceleradores. No minúsculo habitáculo surgem dois bancos e os controles multiplicados por 6, por cada um dos motores V8.
Esta estranha peça é o símbolo perfeito do trabalho de George Barris, sem limites e superlativo em todos os sentidos. Apresentado com muita fanfarronice em 1975, o desenvolvimento do SnakePit levou quatro anos e embora não pudesse parecer, para seu design foi levado muito em conta a aerodinâmica, mas não o peso, já que além de sua extraordinária configuração mecânica, apresenta um extenso trabalho de pintura que incluiu 30 camadas feitas à mão, razão pela qual ainda hoje segue mantendo-se intacto.
O exemplar único do SnakePit não está operativo, pois colocar em funcionamento seus 6 motores V8 alimentados por 12 carburadores não deve ser simples nem barato, no entanto, o carro se encontra atualmente à venda. Em sua época era anunciado por um valor de 100.000 dólares, que equivalem hoje a meio milhão de dólares, mas seu proprietário pede por ele nada menos que 750.000 dólares.
Um valor totalmente desorbitado, não só pelo estado do exemplar, já que está avariado e não é funcional, mas porque em 2006 foi leiloado pela Bonhams em Mônaco por somente 27.255 euros, o que significa que o atual proprietário está pedindo por volta de 23 vezes a mais.