2021 - BENTLEY BENTAYGA SPEED

O Bentley Bentayga Speed 2021 chega somente dois meses depois da apresentação do também atualizado Bentayga 2021. O recém-chegado se situa até agora como o topo da linha do crossover da Bentley e mantém o título de o SUV mais rápido do mundo, como já ostentava o seu antecessor. Tudo graças a um poderoso motor 6.0 W12 biturbo que entrega 635 cv e 900 Nm de torque.
Semelhantes dados de rendimento permitem que esta nave que ronda os 2.500 kg de peso acelere de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos e alcance uma velocidade máxima de 306 km/h. Um dado que permite que o Bentayga Speed 2021 seja o crossover mais veloz do momento, na frente do seu ‘primo’ italiano, o Lamborghini Urus. Convém lembrar que embora seja um veículo de luxo, seu antecessor (que é basicamente o mesmo carro exceto por alguns detalhes) atualmente ostenta também o título de SUV mais rápido em Pikes Peak.
Esteticamente apresenta as mesmas mudanças inspiradas no Continental GT vistas no resto da linha, mas com sutis diferenças para identificá-lo como a versão Speed. Nesse sentido destacam-se os faróis dianteiros escurecidos, as saias laterais pintadas na cor da carroceria, para-choques mais agressivos, um aerofólio traseiro mais pronunciado e rodas de liga leve de 22 polegadas com desenho específico. A isso se pode acrescentar um pacote Black Specification que adiciona mais elementos em preto - como as barras do teto - e em fibra de carbono - como o defletor dianteiro.
O Bentley Bentayga Speed 2021 revela em seu luxuoso habitáculo um novo volante, bancos, quadro de comandos digital de 12.3 polegadas, um Head-Up Display a cores e uma tela de 10.9 polegadas para o sistema de infotainment. Em linhas gerais, o interior do Speed apresenta tonalidades mais escuras e pela primeira vez conta com elementos estofados em Alcantara, como na guarnição do teto, nos pilares, no volante e na alavanca de câmbios.
A nível mecânico, utiliza o conhecido motor 6.0 W12 biturbo. É capaz de produzir 635 cv e o que é ainda mais impressionante, 900 Nm de torque entre 1.500 e 5.000 rpm. Este enorme bloco surge acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades e estreia um inovador (para a Bentley) sistema de desativação de cilindros que permite ‘apagar’ alternativamente cada bancada de cilindros. Desta forma pode manter uma temperatura de funcionamento ideal nos catalizadores e reduzir as emissões quando voltam a funcionar os 6 cilindros que estavam desconectados.