2025 - BENTLEY CONTINENTAL GTC SPEED

A Bentley Motors acaba de revelar a quarta geração do Continental GT Speed, seguindo a tradição de 21 anos da família Continental GT ao redefinir a combinação definitiva de desempenho de supercarro, luxo artesanal e usabilidade cotidiana.
Um redesenho abrangente do exterior e do interior com detalhes modernos e limpos segue o novo DNA de design estabelecido pelos Bentley Bacalar e Batur. O desempenho excepcional é proporcionado por um novo powertrain Ultra Performance Hybrid com 782 cv e 1.000 Nm, a partir de um V8 de 4.0 litros trabalhando em conjunto com um motor elétrico de 190 cv. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.1 segundos, com o benefício de 50 milhas (81 km) de autonomia elétrica (no ciclo de condução da UE) e uma autonomia total de 534 milhas (859 km) - criando um supercarro para o dia a dia.
O desempenho do powertrain é acompanhado por um novo sistema de chassi, com novas molas pneumáticas de duas câmaras combinadas com novos amortecedores de válvula dupla, juntamente com o Bentley Dynamic Ride (controle anti-roll ativo de 48V), eLSD e vetorização de torque. O incrível controle da carroceria e o melhor conforto de condução do Continental GT até o momento são os resultados, apoiados por uma distribuição de peso na proporção de 49:51, pela primeira vez na história do carro.
Sob a pele, um conjunto de tecnologias modernas e inovadoras oferece capacidade líder na sua classe, para que cada viagem seja uma experiência perfeita em termos de assistência ao condutor, sistemas de infotainment e serviços de automóvel conectado.
O novo exterior dá continuidade à revolução do design para a jornada futura da Bentley, com a maior revisão da face do Continental GT em duas décadas, e o primeiro Bentley convencional com faróis únicos desde a década de 1950.
O design, os materiais, a qualidade e o acabamento da cabine interior da Bentley, líderes mundiais, continuam com a introdução de mais tecnologia de bem-estar nos bancos, nova ionização do ar, texturas de couro tridimensionais, novos acolchoados modernos e acabamentos técnicos, como o novo cromo escuro.
Uma arquitetura elétrica completamente nova de 400 volts permite que o conjunto mais avançado em tecnologia de powertrain seja oferecido atualmente por uma marca automotiva de luxo, proporcionando emissões de 29 g/km de CO2 e uma autonomia elétrica de 81 km/50 milhas no ciclo de condução WLTP.
Pela primeira vez na história do Continental GT, o Continental GTC conversível está sendo lançado simultaneamente com o coupé - proporcionando flexibilidade máxima para clientes que apreciam tanto a capota aberta quanto a fechada.
Ambos os modelos, coupé e conversível, serão fabricados inteiramente à mão na Dream Factory da Bentley em Crewe, Reino Unido. A produção e as entregas devem começar no terceiro trimestre deste ano.
O Ultra Performance Hybrid
Para o novo Continental GT Speed, foi desenvolvido um novo powertrain Ultra Performance Hybrid. O novo trem de força combina um novo motor V8 de 4.0 litros capaz de produzir 600 cv com um motor elétrico de 190 cv. A potência máxima do sistema é de 782 cv - suficiente para um tempo de aceleração de 0 a 60 mph (96 km/h) de apenas 3.1 segundos e uma velocidade máxima de 208 mph (335 km/h).
O torque do sistema foi elevado em mais de 11% em comparação com o Continental GT Speed com o motor W12 anterior, de 900 Nm para 1.000 Nm. A potência do sistema também aumentou 19%, de 659 cv para 782 cv. Isto torna o novo Continental GT Speed o Bentley mais potente já fabricado, ultrapassando os níveis dos Supersports de segunda geração e do Batur.
A potência é entregue através de uma transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades e um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (eLSD) nas quatro rodas, para uma entrega de potência excepcional e uma tração confiável em todas as condições. O sistema usa vetorização ativa de torque da frente para trás por meio de um diferencial central e vetorização de precisão em cada eixo usando os freios.
Existem três elementos principais no sistema de powertrain
O novo motor V8 de 600 cv e 800 Nm sem sistema de vácuo tradicional e com pressão de injeção de combustível de 350 bar (aumentada de 200 bar) proporciona uma combustão mais limpa e emissões melhoradas. Com o motor elétrico anulando o turbo lag, foram utilizados turbos duplos de rolagem única - o que reduz a complexidade e permite que funcionem mais quentes, minimizando as emissões. Portanto, nenhum hardware de desativação de cilindro é necessário, pois o motor pode ser totalmente desligado ao usar o motor elétrico.
O motor elétrico de 190 cv e 450 Nm dentro da carcaça da transmissão fornece torque em baixas rotações do motor e faz o mesmo durante as mudanças de marcha para maior suavidade.
A bateria de 25.9 kWh é montada atrás do eixo traseiro. Isto ajuda a obter uma distribuição de peso perfeita e até 85% da capacidade da bateria é utilizável.
O sistema gerencia os fluxos de energia dependendo do modo escolhido - com EV puro, boost elétrico, frenagem regenerativa - e, o mais importante para este novo GT Speed, um modo de carga onde o motor aciona as rodas e carrega a bateria ao mesmo tempo.
O novo grupo motopropulsor líder na sua classe proporciona um desempenho extremo e diferencia o mais recente Continental GT de outros concorrentes - com mais potência, mais torque e uma queda significativa nos valores de CO2 e consumo de combustível para cerca de um décimo dos motores convencionais equivalentes a gasolina. Por sua vez, isto proporciona uma gama extraordinária de capacidades de condução, desde desempenho extremo até luxo elétrico silencioso e sem esforço.
Devido à combinação do motor V8 e da energia elétrica, os engenheiros da Bentley conseguiram fornecer potência e torque melhorados em toda a faixa de rotações. Isto inclui um impulso vital do motor elétrico para uma forte aceleração a partir de baixas velocidades e em toda a gama média, combinado com um melhor desempenho do motor V8 também em velocidades mais elevadas. Uma quantidade significativa de desenvolvimento também foi investida na nota de escape, enfatizando a qualidade e sem o uso de aprimoramento eletrônico artificial.
Igualmente impressionantes são os modos elétricos, que permitem aos clientes desfrutarem de uma condução silenciosa e contínua. Em modo totalmente elétrico, o motor elétrico sozinho pode entregar 190 cv e 450 Nm, mais do que suficiente para acompanhar o trânsito na maioria das situações. O modo totalmente elétrico pode ser ativado em velocidades de até 140 km/h, com aplicações de aceleração de até 75%. A bateria pode ser totalmente recarregada em apenas 2:45 horas graças às melhorias significativas no carregador e na capacidade da bateria, com potência de carregamento de pico de 11 kW.
O Performance Active Chassis
Os novos modelos Continental GT Speed e GTC Speed ??se beneficiam do novo Bentley Performance Active Chassis. Isso inclui tração integral ativa, diferencial de deslizamento limitado eletrônico, direção em todas as rodas, vetorização de torque (da frente para trás e entre os eixos), sistema anti-roll ativo Bentley Dynamic Ride e uma nova geração de software de controle ESC. Além disso, o carro está equipado com um novo sistema de amortecedores de válvula dupla e molas pneumáticas de câmara dupla, o que permite opções de ajuste mais sofisticadas. O resultado é que os novos carros podem alcançar uma combinação ainda mais impressionante de desempenho, dirigibilidade e conforto.
O novo amortecimento de válvula dupla traz uma série de benefícios. O sistema permite uma maior distribuição da força entre configurações suaves e firmes - o resultado é um compromisso reduzido entre o isolamento da superfície da estrada e o controle da carroceria. A ECU de controle do amortecedor agora tem controle completo sobre compressão independente e amortecimento de recuperação, proporcionando melhor controle da carroceria durante mudanças direcionais de compressão/rebote.
A capacidade dinâmica geral e a sensação de direção foram melhoradas pela agora perfeita distribuição de peso do carro de 49:51, alcançada graças ao posicionamento inteligente da bateria híbrida. A distribuição de peso oferece um carro que é equilibrado durante a condução dinâmica e permite o acesso a uma variedade de estilos de condução. Com o avançado sistema ESC do carro totalmente ativado, o novo Continental GT Speed fica completamente plantado e controla a tração para inibir a sobreviragem. No modo Dynamic, o carro permite algum deslizamento do eixo traseiro, permitindo ao motorista controlar a atitude do carro nas curvas, enquanto mantém uma rede de segurança para colocar o carro novamente em linha, se necessário. O sistema ESC também pode ser completamente desligado, momento em que a postura em curva do Continental GT Speed pode ser equilibrada pelo condutor com a aceleração, para a experiência de condução Bentley mais dinâmica.
O sistema de frenagem continua a utilizar o par de opções estabelecidas da Bentley, ambas com pinças dianteiras de 10 pistões e traseiras de quatro pistões:
- Freios ventilados, com discos de 420 mm na frente e 380 mm atrás
- Freios de carbono-silício-carboneto, com discos dianteiros de 440 mm e traseiros de 410 mm
O benefício geral do novo sistema de chassi para o cliente é simples, o modo conforto é ainda mais confortável e o modo esportivo tem um controle da carroceria ainda melhor do que antes.
Uma declaração de design: musculoso e contemporâneo
O novo Continental GT Speed dá continuidade aos três principais aspectos de design vistos na herança da Bentley desde o icônico R-Type Continental de 1952.
A quarta geração segue a forma do moderno Bentley de duas portas, na medida em que tem a postura de uma fera em repouso - musculoso, mas relaxado e confiante, com ancas fortes e bem definidas, indicando o poder sob a pele. A imagem preferida dos designers da Bentley é a de um tigre em repouso - calmo e controlado, mas pronto para liberar uma força incrível.
A frente do carro é inspirada na elegância ereta de um cavalo puro-sangue - reforçando o status deste excepcional grand tourer de luxo. Finalmente, o ‘capô sem fim’ cria uma forte linha horizontal através do carro, indicando o motor de alto desempenho e pura velocidade.
Todo o carro foi visualmente limpo, com menos quebras nas superfícies conferindo mais musculatura e uma forma mais refinada. O aspecto dianteiro completo do carro é novo, desde o kit de carroceria integrado na cor da carroceria até a maior mudança nas últimas duas décadas para o Continental GT - faróis dianteiros únicos. Desde o S2 de 1959, nenhum Bentley convencional tinha faróis dianteiros únicos, mas a mudança traz uma expressão mais determinada ao rosto do GT, novamente inspirada na expressão focada de um tigre caçador.
O farol apresenta uma nova ‘sobrancelha’ horizontal, um efeito de diamante com lapidação de cristal profundo na parte superior das lâmpadas e um padrão inferior iluminado. As lâmpadas LED de matriz contêm 120 LEDs separados que são controlados digitalmente com diferentes responsabilidades para aumento de potência do farol baixo e farol alto. Isto aumenta a capacidade da lâmpada com um campo de iluminação alargado do feixe principal e um fade out melhorado, o que proporciona uma transição mais gradual das áreas iluminadas para as apagadas. Isto torna a leitura da estrada mais natural e proporciona uma experiência de condução mais relaxante, evitando a percepção de ‘buracos negros’ no campo de visão.
A traseira do carro também foi redesenhada, incluindo para-choque, lanternas, tampa do porta-malas e escapamentos. A tampa do porta-malas incorpora uma forma aerodinâmica integrada para fornecer força descendente traseira sem a necessidade de um spoiler acionável, e o para-choque tem um estilo muito mais notável, enfatizando a largura do carro, ao mesmo tempo que é mais limpo e com menos enfeites.
As lanternas traseiras têm uma nova aparência notável, com um gráfico muito mais amplo que se estende até a tampa do porta-malas. As lâmpadas sobressaem do porta-malas e apresentam internamente um profundo padrão de diamante tridimensional em toda a sua forma. Quando iluminadas, as pontas dos diamantes se acentuam, criando um efeito visual semelhante ao de lava derretida.
As novas rodas de 22 polegadas têm um design fortemente direcional, mais uma vez inspiradas no tigre - com as ‘garras’ da roda cravando-se na estrada. O novo estilo de roda é oferecido em pintura escura com detalhes polidos, preto brilhante ou pintado em prata.
Um interior de referência
A família Continental apresenta um dos interiores mais bem executados do mundo e mostra o auge do trabalho artesanal da equipe qualificada da fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Reino Unido.
O novo Grand Tourer apresenta um novo padrão de tapeçaria inspirado no design de moda moderno para os bancos e portas. Com acolchoados esculpidos, perfurações desbotadas e um novo bordado de acolchoado, a cabine oferece o melhor ambiente para qualquer viagem extraordinária.
Os bancos ajustáveis em 20 posições do Continental GT há muito tempo que estabelecem os padrões da indústria em termos de conforto e requinte. As novas características interiores incluem os bancos opcionais com ajuste postural e climatização automática nos bancos dianteiros, minimizando a fadiga e proporcionando um nível de relaxamento verdadeiramente único.
A nova especificação Dark Chrome proporciona uma estética mais contemporânea e confere um caráter mais discreto ao habitáculo. Isto se aplica às maçanetas das portas, interruptores, grades de comunicação e muitas outras áreas ao redor da cabine. A divisão de personalização da Bentley - Mulliner - também oferecerá uma coleção de recursos exclusivos que permitirão maior personalização do modelo mais recente.
Uma escolha entre três sistemas de áudio é oferecida no Continental GT. O sistema padrão possui 10 alto-falantes e 650 W, enquanto um sistema Bang & Olufsen de 1.500 W, 16 alto-falantes com grades de alto-falantes iluminadas é voltado para clientes orientados para o estilo de vida. Um sistema Naim de 2.200 W, 18 alto-falantes com transdutores ativos de graves integrados nos bancos dianteiros e oito modos de som é oferecido para o verdadeiro ‘audiófilo’. O vidro acústico laminado é mantido no para-brisa e nos vidros laterais, resultando numa redução de nove decibéis no ruído exterior em comparação com os vidros não acústicos.
O novo Continental GT continua a apresentar o inovador Bentley Rotating Display - o display de três lados com uma tela de alta definição de 12.3 polegadas, três elegantes mostradores analógicos e um lado contínuo de folheado artesanal. Os três lados são selecionáveis com o toque de um botão.
A iluminação ambiente ao redor do habitáculo trabalha as formas esculturais dos bancos e portas para criar um efeito de casulo, com o usuário podendo escolher a cor da iluminação entre 30 opções.
Cores fortes
Para a próxima geração do GT, novas cores estão sendo adicionadas à já extensa paleta, atualizando a oferta de classe mundial de combinações praticamente ilimitadas de pintura e acabamento interno.
Isso inclui um novo couro moderno Gravity Grey, também oferecido com uma sofisticada pintura externa metálica que parece sólida até a luz do sol atingir, revelando detalhes em cobre metálico.
O novo Continental GT será lançado em Tourmaline Green, uma interpretação viva e moderna do icônico verde Bentley e uma afirmação marcante para qualquer novo Bentley.
Tecnologia
A quarta geração do Continental GT e GTC Speed se beneficia da mais recente geração de arquitetura elétrica, permitindo um avanço significativo na tecnologia de infotainment e assistência ao condutor. Esta tecnologia é a mais avançada no segmento de luxo e extremamente competitiva para clientes de marcas premium que chegam à Bentley.
A exibição do ambiente (mostrada no painel de instrumentos do condutor) suporta e permite a condução no modo semi-assistido, fornecendo feedback ao motorista sobre como o carro está respondendo a outros veículos. A compreensão do veículo sobre o ambiente circundante permite o Intelligent Park Assist - o sistema de estacionamento automático de última geração com controle de velocidade. A tecnologia não se limita apenas aos aspectos de condução. O sistema de ar-condicionado foi revisado para aumentar o bem-estar do habitáculo, incluindo ionizadores de ar, um novo filtro de partículas e telas que mostram a qualidade do ar no exterior e no interior do veículo. Os novos recursos de conveniência tornarão cada viagem uma experiência mais descontraída e poderão ser adaptados para refletir as preferências pessoais dos clientes. O sistema também sincroniza com a navegação por satélite do automóvel, sabendo quando poderá ser necessário melhorar a qualidade do ar do habitáculo (por exemplo, recirculando o ar do habitáculo num túnel).
Melhorias foram feitas com recursos essenciais, como Apple CarPlay sem fio, Android Auto sem fio e atualizações de mapas sem fio. Além desses recursos, os clientes que optarem por emparelhar seus celulares poderão desfrutar de serviços de carro conectado, incluindo:
- Remote charging status - permitindo monitoramento e controle do carregamento do veículo quando conectado
- Remote Park Assist - permitindo que um cliente estacione ou chame seu veículo remotamente a partir de seu telefone
- Remote cabin pre-conditioning - garantindo que a climatização no carro esteja definida antes do início da condução, incluindo aquecimento dos bancos
Todos os anos, novas funcionalidades estarão disponíveis, como a previsão de semáforos verdes - que é cada vez mais ativada nas principais cidades dos EUA e da Europa e permite um ‘tapete mágico’ de condução pelo centro da cidade.
A quarta geração do Continental também se beneficiará com a introdução do estúdio de aplicativos My Bentley. O novo My Bentley App Studio é a próxima adição ao ecossistema digital da Bentley para clientes. Os clientes podem obter acesso a uma ampla variedade de aplicativos de veículos e de terceiros que podem ser baixados diretamente, independentemente de um smartphone, no sistema de infotainment. Os aplicativos incluem música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento, carregamento, etc. Os aplicativos são perfeitamente implementados no sistema de infotainment e podem ser utilizados de forma segura e confiável, mesmo durante a condução. O portfólio de aplicativos é adaptado especificamente a cada mercado.
O Continental GTC Speed
Pela primeira vez na história da família Continental, o novo GTC conversível será lançado ao mesmo tempo que o coupé. O conversível apresenta o sistema de teto de tecido de sete arcos da Bentley, disponível em uma variedade de sete cores externas (incluindo tweed) e pode ser implantado em 19 segundos em velocidades de até 48 km/h.
O desempenho do Continental GTC Speed é de tirar o fôlego para um Grand Tourer ao ar livre. Acelera de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 285 km/h.
O recorde de velocidade debaixo da água
Para provar o desempenho do novo Continental GT Speed, a Bentley decidiu estabelecer um novo recorde de velocidade - um recorde nunca antes tentado formalmente. O som autêntico da nota de escape do V8 inspirou a ideia de conduzir o carro acima de 320 km/h através de um túnel - e um projeto com duração de 18 meses foi planejado para conseguir exatamente isso.
Com o incrível apoio da autoridade rodoviária norueguesa (Statens Vegvesen) e da polícia norueguesa, o Túnel Ryfylke no condado de Rogaland, na Noruega, foi protegido para a tentativa. O Túnel Ryfylke é o túnel rodoviário submarino mais longo do mundo, com 14.4 km de comprimento, e o túnel mais profundo de qualquer tipo no mundo - descendo até 292 metros abaixo do nível do mar.
Rodadas de análise e simulação de engenharia avaliaram o fluxo de ar ao redor do carro em alta velocidade em um tubo fechado para garantir a segurança. Depois, uma equipe da Bentley e de fornecedores de apoio dirigiu-se à Noruega para conduzir o novo Continental GT Speed através do túnel, como parte da criação de um filme de lançamento para o novo carro. Funcionando com biocombustível renovável de segunda geração e carregado com eletricidade proveniente de fontes totalmente renováveis, o carro passou da paralisação à velocidade máxima de 335 km/h em apenas 33 segundos. Várias corridas foram concluídas para as filmagens, estabelecendo assim um novo recorde não oficial de velocidade para um carro em um túnel.
Mais detalhes sobre o projeto Underwater Speed Record, incluindo um filme dos bastidores, serão divulgados oportunamente.
Resumo
O novo Continental GT Speed redefine o grand tourer definitivo. Com o seu impressionante design moderno, postura poderosa e linhas elegantes, a quarta geração posiciona o automóvel à frente dos outros em termos de conforto, belo artesanato e escolha pessoal.
O novo e espetacular powertrain Ultra Performance Hybrid oferece uma combinação revolucionária de desempenho extremo e luxo elétrico sem esforço, proporcionando sempre uma experiência de direção inesquecível. Aprimorado pelas significativas atualizações tecnológicas que tornam cada viagem o mais simples possível, cada cliente pode se concentrar no prazer de dirigir.