1961 - BENTLEY S2 CONTINENTAL BY LUNAZ
A Lunaz Design já mostrou em diversas ocasiões suas conversões de carros clássicos em carros elétricos e agora acaba de apresentar o seu automóvel clássico convertido mais raro até esta data, um Bentley S2 Continental de 1961.
Em seu estado original este Bentley era propulsionado por um motor a gasolina V8 de 6.2 litros. Agora o carro foi completamente restaurado e equipado com um sistema de propulsão elétrico modular, patenteado e projetado internamente pela Lunaz, que inclui células de bateria e motores OEM Tier 1.
Na época em que este modelo foi construído ainda se utilizavam encarroçadores independentes que produziam uma pequena quantidade de carrocerias de automóveis de luxo segundo as especificações do cliente. Segundo os arquivos históricos, o primeiro proprietário encomendou inicialmente uma carroceria de quatro portas ao famoso fabricante de carrocerias londrino James Young, mas evidentemente mudou de opinião no último minuto, já que as pesquisas mostram que o automóvel sempre existiu em sua forma atual de duas portas.
Em 1967, o carro mudou de mãos pela primeira vez. Durante as décadas seguintes, passou por vários proprietários em lugares tão distantes como Alemanha e Japão antes de regressar ao Reino Unido. O Bentley Continental S2 sempre foi a versão mais rara: as versões padrão e de chassi longo representaram mais de 80% do número total produzido, e hoje, este automóvel específico é um dos poucos que restam no mundo.
Todas as versões do Bentley S2 eram propulsionadas pelo então novo motor V8 de 6.2 litros da série ‘L’, fabricado em liga de alumínio para melhorar a relação peso-potência. Isso garantia que o motor pudesse suportar as demandas de potência da transmissão automática, a direção assistida e o ar-condicionado sem perda de desempenho.
Submetido ao mesmo processo de upcycling testado em vários modelos, os engenheiros da Lunaz Design utilizaram o escaneamento 3D para criar modelos detalhados de design em CAD como base para qualquer trabalho de renovação e reconstrução requerido.
Pouco mais tarde, a carroceria do automóvel foi desmontada até ficar completamente despida. Todos os materiais externos e internos foram reparados e recobertos: tudo o que não pôde ser reutilizado, até o nylon do cordão do cinto de segurança, foi reciclado.
O motor a combustão interna e seus sistemas associados, lubrificantes e outros fluidos foram removidos e recuperados cuidadosamente, depois substituídos pelo sistema de propulsão totalmente elétrico patenteado da Lunaz. O projeto modular, desenvolvido internamente, permite aos engenheiros ajustar os componentes individuais para refletir perfeitamente o caráter original do automóvel e as preferências pessoais do proprietário. As células da bateria, os inversores e os motores são todos eles equipamentos originais fabricados de acordo com as especificações da Lunaz.
Outros sistemas vitais, incluindo os freios, a direção, a suspensão e o sistema elétrico, recebem um tratamento de modernização total, para alinhá-los com as expectativas dinâmicas do cliente, assim como com os padrões de segurança atuais.
De acordo com a Lunaz, este Bentley S2 Continental completamente elétrico agora está equipado com um powertrain com 400 cv e 718 Nm de troque que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos.
Em sua nova encarnação, o Bentley conserva seu caráter luxuoso, mas de acordo com seu powertrain de zero emissões e a cultura de upcycling (reutilização ‘para cima’) da Lunaz Design, o interior agora incorpora uma proporção muito maior de materiais sustentáveis que o original.
Todo o couro dos bancos é feito de peles curtidas com folhas de oliveira caídas naturalmente, o carpete é feito de fibra de nylon 100% regenerada e incorpora um encosto feito de garrafas de plástico 100% recicladas. Do mesmo modo, todas as chapas de madeira utilizadas no painel e outras áreas têm origem de fontes sustentáveis e certificadas.