1972 - BMW 1602 ELEKTRO-ANTRIEB

No início da década de 1970, o fabricante bávaro apenas havia pesquisado o conceito de mobilidade elétrica. No âmbito dos Jogos Olímpicos de Munich de 1972, a marca apresentou sua primeira incursão na eletromobilidade com um protótipo baseado no BMW 1602.
Em 1972, a marca bávara apresentou o 1602 Elektro-Antrieb (ou Electric Drive em inglês), um protótipo que, embora não apresentasse mudanças exteriores com relação ao BMW 1602 com motor a gasolina, estava equipado com um sistema de propulsão completamente elétrico.
Este sistema era composto por um motor elétrico localizado no eixo dianteiro, mas que impulsionava as rodas traseiras. Entregava uma potência de 43 cv, o que lhe permitia acelerar de 0 a 50 km/h em 8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h.
Embora hoje estas cifras não sejam nada chamativas, há quase meio século eram suficientemente relevantes para que a BMW oferecesse este veículo para o transporte de personalidades importantes e como carro de apoio em eventos de longa duração, como a maratona.
No entanto, o BMW 1602 Elektro-Antrieb jamais chegou a converter-se em um modelo de produção. Apesar disso, continua ocupando um lugar importante na história da BMW