1973 - BMW 3.0 CSL COUPE JAMIROQUAI

Para quem é aficionado no mundo dos leilões e gosta da música do grupo britânico Jamiroquai, certamente esta notícia não irá surpreender muito. Para quem não conhece, Jay Kay, o líder do Jamiroquai, é um fanático por automóveis, especialmente os clássicos.
Também é habitual que periodicamente ele vai renovando parte de sua coleção pessoal de veículos. Esta semana surgiu um BMW 3.0 CSL de 1973 de sua propriedade, que foi colocado à venda pela casa de leilões Silverstone Auctions, como parte do seu evento ‘Race Retro Live Online Auction’.
Este modelo foi propriedade de Jay Kay durante treze anos, que por sua vez, foi o sexto proprietário deste fabuloso BMW 3.0 CSL. Pelo que parece, infelizmente, o carro não estava em muito bom estado quando o adquiriu.
Por sorte, com dinheiro e a assessoria de especialistas, tudo tem solução. Em 2010, colocou em marcha uma segunda restauração do carro após uma primeira remodelação na década de 80. O veículo foi confiado ao especialista britânico Munich Legends, onde foram realizados trabalhos de pintura, enquanto a mecânica também foi revisada por completo. O custo total da restauração superou as 34.000 libras esterlinas, cerca de 270.000 reais.
Lembrando que o BMW 3.0 CSL (Coupe Sport Leicht) é uma versão 136 quilos mais leve que os modelos CS e CSi, graças ao uso de aço mais fino e à instalação de peças de alumínio na carroceria, especialmente no capô e nas portas. Mecanicamente, o 3.0 CSL está equipado com uma suspensão independente, freios a disco e um sistema de direção especial.
O coupe alemão é impulsionado por um motor de 6 cilindros e 3.0 litros, que desenvolve mais de 200 cv de potência e pode alcançar uma velocidade máxima superior aos 225 km/h. A potência é canalizada unicamente às rodas traseiras através de uma transmissão manual de 5 velocidades.
Foram fabricados um total de 1.039 exemplares do BMW 3.0 CSL, 500 deles com o volante à direita, como o que aparece nas imagens. O carro foi desenvolvido pela BMW para cumprir com a homologação necessária por parte da FIA e poder disputar o Campeonato Europeu de Turismos.
Com relação ao preço de venda, a casa de leilões estima que este modelo atinja um valor entre 100.000 e 115.000 libras esterlinas, que ao câmbio atual equivale entre 790.000 e 1.058.000 reais. Um valor justo dado o pedigree e o estado atual do clássico alemão.