1986 - BMW 325iX SEDAN
Oportunidades como essa não surgem todos os dias: um carro que já conta com mais de três décadas fazendo parte de uma coleção privada e que atualmente busca novo proprietário. É o caso deste carro, um veículo que esteve quase sem uso e perfeitamente conservado desde meados da década de 80. Trata-se de um BMW 325iX de 1986 com somente 500 km rodados desde então, que acaba de ser colocado à venda.
Este BMW Série 3 da geração E30 esteve na garagem de um colecionador dinamarquês desde que foi entregue novo em 1986. Agora, a SuperVettura, um concessionário oficial da Koenigsegg com sede em Londres, adquiriu o lote completo de veículos que faziam parte desta coleção, entre os quais se encontram autênticas joias e este BMW 325iX de 1986, todos eles quase sem uso.
De acordo com James Huntley, executivo de vendas deste concessionário, foi adquirida “uma coleção de carros bastante extensa e eclética (32 no total) de um colecionador dinamarquês, onde se incluíam carros como o P1 GTR, Enzo, F50, 250, Speciale, Barchetta, 512, 328, Pagoda, assim como o 325iX. Quando chegamos para ver a coleção, tudo estava muito bem guardado em uma série de hangares com climatização controlada”.
Huntley explica que apenas o proprietário conduzia estes veículos e que os modelos Ferrari da coleção tinham entre 80 e 3.000 km. Em relação ao BMW 325iX de 1986, aparentemente o proprietário sentia que este primeiro modelo com tração total da marca alemã deveria fazer parte de sua coleção, de modo que o tratou da mesma forma que fez com o resto dos superesportivos e clássicos.
O BMW 325iX teve um papel importante para o fabricante de Munich, já que foi o primeiro modelo de produção em série em equipar um sistema de tração nas quatro rodas, assim como também foi o primeiro Série 3 com esta configuração. Sua popularidade foi notória nas regiões mais frias dos Estados Unidos e Canadá, embora não tivesse a mesma resposta na Europa, de modo que são bastante raros de serem encontrados, menos ainda neste estado impecável.
Debaixo do capô deste Série 3 E30 se esconde um motor de seis cilindros em linha e 2.5 litros de aspiração natural, que entrega 170 cv de potência a 5.800 rpm e um torque máximo de 222 Nm a 4.300 rpm. Como curiosidade, este motor foi o mesmo que impulsionou o BMW Z1 apenas alguns anos mais tarde. O propulsor surge acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades que canaliza toda a energia a um sistema de tração total - o que o torna tão especial.
Embora possa passar como um BMW 325i de propulsão traseira convencional, o 325iX inclui para-lamas alargados e saias laterais específicas, assim como um pequeno spoiler sobre a tampa do porta-malas. Esta unidade em particular recebe um acabamento exterior na cor Polaris Silver Metallic sobre um interior de tecido azul com vidro isolante térmico. Além disso, inclui os intermitentes adicionais nos para-lamas dianteiros, que eram um extra na época.
Com uma configuração de volante à esquerda, o concessionário entregará o carro a seu novo proprietário totalmente revisado, com uma nova bateria e com troca de óleo. Os pneus foram conservados para manter sua originalidade, mas se o cliente quiser eles podem ser substituídos por novos. Quanto ao preço de venda deste BMW 325iX de 1986 com somente 500 quilômetros no marcador, o pessoal da SuperVettura está pedindo 48.000 libras esterlinas, cerca de 315.500 reais ao câmbio atual.