1936 - BMW 328 ROADSTER

Com mais de 80 anos, o BMW 328 Roadster continua fascinando o público com seu histórico de vitórias em competições automobilísticas e desempenho nas estradas desde sua apresentação na Corrida International Eifel Nürburgring em 1936, até os dias de hoje. Projetado para ser o mais potente e refinado tanto nas pistas quanto nas estradas, o modelo foi fabricado até 1940 e acumulou 464 unidades. Com cerca de 200 unidades ainda operantes, o BMW 328 é hoje um dos itens de coleção mais cobiçados do mercado.
Construído com um motor de 6 cilindros em linha de 2.0 litros e um design mais aerodinâmico, o novo Roadster marcou o início de uma nova era, uma com carros mais leves, mais rápidos e com maior aderência nas estradas. Com apenas 780 quilos, o 328 era capaz de desenvolver entre 80 e 90 cv a 4.500 rotações por minuto. Este desempenho superior nas pistas foi transferido com maestria para as estradas, tornando-o um dos modelos mais velozes da década de 30, capaz de alcançar a velocidade máxima de 155 km/h.
O BMW 328 Roadster foi considerado um dos carros de corrida mais bem-sucedidos na história do fabricante alemão, com mais de 200 vitórias registradas, as quais incluem as históricas conquistas no Mille Miglia, na Itália. Essas conquistas aumentaram a fama do veículo bávaro e culminaram na criação de duas novas versões, a Touring Coupe e Kamm Coupe que apostavam ainda mais na redução de peso e aerodinâmica para alcançarem maiores potências.
Para lembrar como o veículo era potente, após 70 anos de sua estreia, os pilotos Giuliano Cane e Lucia Galliani conduziram uma versão Touring Coupe por inúmeras etapas da Millie Miglia e percorreram 1.600 quilômetros sem nenhum problema técnico. Mais um fato que complementa a história de sucesso de um clássico dos anos 30.