2022 - BMW M 1000 RR 50 YEARS M
Para comemorar o 50º aniversário da BMW M GmbH, fundada em 1972 como BMW Motorsport GmbH, a BMW Motorrad apresenta o modelo de aniversário M 1000 RR 50 Years M em acabamento São Paulo Yellow, junto com o histórico emblema de 50 Anos da BMW M. Com suas chamativas cores M, este modelo de aniversário está à altura da filosofia M e o espírito de corridas de quase 100 anos na fabricação de motocicletas por parte da BMW Motorrad e 50 anos de veículos BMW M. Portanto, a M RR 50 Years M está equipada com o pacote M Competition de série. Além do extenso pacote de peças fresadas M e o exclusivo pacote de carbono M, um braço oscilante mais leve em alumínio anodizado prateado, o código de desbloqueio para o gatilho portátil M GPS, assim como a corrente M Endurance, o pacote do passageiro e a tampa do banco do passageiro são parte do equipamento de série.
M: a letra mais poderosa do mundo
No final de 2018, a BMW Motorrad já havia apresentado a bem-sucedida estratégia da linha de automóveis BMW M para motocicletas e desde então vem oferecendo equipamentos especiais M e Acessórios M Performance.
A BMW M 1000 RR, conhecida como M RR para abreviar, finalmente celebrou sua estreia mundial em setembro de 2020 como o primeiro modelo M da BMW Motorrad baseado na BMW S 1000 RR.
Hoje, como no passado, a BMW Motorrad segue a filosofia da letra mais poderosa do mundo: a M é sinônimo em todo o mundo do sucesso nas corridas, assim como da fascinação pelos modelos BMW de alto desempenho e está dirigida a clientes com exigências de desempenho particularmente altas, exclusividade e individualidade. Por último, mas não menos importante, a BMW M RR também foi a motocicleta base da equipe BMW Motorrad World SBK desde 2021, assim como de muitas outras equipes de corridas de todo o mundo.
BMW Motorsport GmbH e BMW M GmbH (desde 1993)
A BMW Motorsport GmbH foi fundada em 1972 com a ideia de unir todas as atividades esportivas da BMW sob um mesmo teto e construir veículos de corridas de alto desempenho e motores de corridas para as provas de carros. O BMW 3.0 CSL (CSL = Coupe Sport Light Construction) fez sua estreia como o primeiro automóvel de corridas da BMW Motorsport GmbH em 1973 e com motivo da fundação da BMW Motorsport GmbH, Robert A. Lutz, membro do Conselho de Administração da BMW AG para Vendas em 1972, declarou na época: “Uma empresa é como um ser humano. Se você pratica esportes, se mantém em forma, entusiasmado, mais eficiente e poderoso”.
O BMW 3.0 CSL fez sua estreia no Campeonato Europeu de Turismos na temporada de 1973, e com ele surgiu o uniforme de uma equipe de corridas com as três cores BMW Motorsport: azul, violeta e vermelho sobre um fundo branco como a neve que ainda é distinguido até hoje. Este esquema de cores na versão atualizada Azul - Azul escuro - Vermelho, determina a aparência do logotipo BMW M e os veículos BMW M até hoje.
O lendário esquema de cores já podia ser visto nos primeiros veículos BMW M desenvolvidos para a estrada na segunda metade da década de 1970 e também caracterizou os futuros veículos de corridas e seus sucessos no automobilismo. Por exemplo, foi usado em 1978 no superesportivo M1 e a partir de 1980 nos carros de corridas de Fórmula 1 com os quais Nelson Piquet ganhou o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 1983.
Da Ilha de Man ao Dakar: BMW Motorrad e o esporte a motor
Mas não é só desde 1972, e não apenas nos automóveis BMW que a marca foi impulsionada a vencer. Os sucessos e inovações notáveis também vêm do motociclismo. Inclusive nas primeiras décadas da história da empresa, a BMW e o motociclismo estavam vinculados a nomes inesquecíveis como Ernst Jakob Henne e Georg ‘Schorsch’ Meier. A lendária vitória de ‘Schorsch’ Meier com sua BMW sobrealimentada no Senior Tourist Trophy de 1939 na Ilha de Man é inesquecível.
E em 1976, exatamente 37 anos depois, Helmut Dähne e Hans Otto Butenuth celebravam o quinto lugar no Tourist Trophy de produção. Nesta categoria até 1.000 cc marcaram o melhor tempo com sua BMW R 90 S, mas devido a uma regra de handicap que se aplica ali, ficaram no quinto lugar da classificação atrás de duas máquinas de 250 cc e duas de 500 cc. No entanto, devido ao melhor tempo, este quinto lugar foi celebrado como uma vitória.
75 anos depois do sucesso de ‘Schorsch’ Meier no Senior TT, Michael Dunlop volta a triunfar em 2014 com a BMW S 1000 RR. E nos anos seguintes, a RR deixou sua marca inconfundível no Tourist Trophy com novas vitórias.
Mas as cores da BMW M também foram representadas nas motocicletas BMW fora das pistas asfaltadas. Por exemplo, nas motocicletas BMW GS com as quais Hubert Auriol e Gaston Rahier dominaram o Rally Paris-Dakar no início dos anos 80.
Como nenhuma outra motocicleta BMW até hoje, o modelo M RR 50 Years M leva dentro de si este histórico DNA esportivo. Esta motocicleta excepcional só estará disponível entre os dias 21 de maio e 30 de novembro de 2022 em mercados selecionados.