2001 - BMW M3 COUPE GTR

O BMW M3 é um dos carros mais icônicos do mercado por sua trajetória e histórico esportivo. Isso levou anos, de diversas versões adaptadas a diferentes campeonatos e categorias. Esta unidade em particular é um dos mais raros já criados, encontra-se atualmente na Austrália e está à venda. É um dos dois únicos BMW M3 GTR E46 de corridas com motor V8 fabricados para competir na Rolex Sports Car Series.
Para criar este veículo, a BMW North America se associou com Tom Milner e o Prototype Technology Group (PTG). O objetivo era desenvolver um carro que se tornasse o campeão da Rolex Grand-Am Champion, de modo que a filial americana da BMW escolheu um especialista com experiência no projeto e fabricação de veículos de corridas, concretamente sobre a base do mítico M3.
No total, foram fabricados cinco M3 GTR E46. Os três primeiros chassis contavam com o motor S54/P54B32 de 3.4 litros e 6 cilindros em linha. No entanto, mais especiais ainda eram os chassis #004 e #005, que contavam com o propulsor S62B50, uma versão de alto desempenho do motor M62 que impulsionava os BMW M5 E39 e Z8 E52.
O propulsor V8 de 4.9 litros se associou a uma transmissão manual Hewland de 6 velocidades e se converteu no primeiro M3 com motor de 8 cilindros criado para competir na América do Norte. Além disso, foi fabricado no mesmo ano que foi lançado o também raríssimo BMW M3 GTR Strassenversion de 2001, considerado o primeiro M3 V8 homologado para circular em estrada aberta.
Voltando ao BMW M3 GTR E46 de corridas, o motor V8 aspirado naturalmente contava com corpos de acelerador independentes para cada cilindro e uma corrente de distribuição de dupla fila. Também foram instalados um eixo comando de válvulas oco, uma ECU da Siemens, entradas de ar duplas e sensores de fluxo de massa. Tudo isso, sobre um sistema de cárter de óleo semi-seco dotado de duas bombas que se ativavam em situações específicas. O motor foi montado na planta da BMW em Dingolfing.
O carro está atualmente à venda através da Young Timers Garage, na Austrália. No anúncio é especificado o seu histórico esportivo. Este BMW M3 GTR E46 com chassi #005 estreou em novembro de 2001 nas 3 Horas de Daytona, acabando em 15º na classe GT e conseguindo a volta mais rápida. Depois, participou das 24 Horas de Daytona 2002, das 400 Milhas Grand-Am da Califórnia e das 24 Horas de Bathurst 2003.
Após a corrida em Barhurst, o M3 se aposentou oficialmente da vida ativa em competição. Passou a fazer parte da coleção privada do seu atual proprietário em 2004, onde permaneceu até agora. Na venda está incluído um completo pacote de peças e acessórios que foi colocado à disposição das equipes. Não foi especificado o preço de venda.