2023 - BMW M3 TOURING BY AC SCHNITZER
Enquanto a Mercedes-AMG aposta em um motor de 4 cilindros eletrificado para o seu novo C 63 e o próximo Audi RS 4 Avant também mudará para um sistema de propulsão híbrido plug-in, a BMW segue fiel ao motor a combustão de 6 cilindros, pelo menos por enquanto.
A geração atual do BMW M3, que estará disponível pelo menos durante mais alguns anos, estreou também recentemente a carroceria mais esperada por muitos aficionados da marca, o M3 Touring, ou seja, a versão perua do esportivo da casa bávara.
Como é habitual, alguns preparadores se lançaram rapidamente a oferecer melhorias para o M3 Touring, e um deles é o especialista AC Schnitzer, que acaba de apresentar uma série de modificações para a perua alemã, com alterações tanto mecânicas como estéticas.
Para começar, o preparador alemão oferece duas etapas de melhoria de potência para o motor 3.0 litros biturbo de 6 cilindros em linha, com até 100 cv extra que, lembrando, de fábrica oferece 510 cv e 650 Nm de torque máximo.
A primeira etapa propõe um aumento de potência de 80 cv, para um total de 590 cv, assim como um torque máximo de 750 Nm (100 Nm adicionais). Por sua parte, o segundo nível adiciona um novo silencioso traseiro com quatro saídas de escape de carbono e mudanças na recirculação de gases de escape, para conseguir 610 cv.
Além disso, a AC Schnitzer quis otimizar a aerodinâmica do M3 Touring, acrescentando um novo splitter frontal que aumenta a carga sobre o eixo dianteiro em 40 quilos e um spoiler de teto traseiro, maior, que também aumenta a força descendente em 20 quilos, aproximadamente.
A tudo isso é preciso somar alguns elementos de design, como apliques para o para-choque dianteiro, detalhes em preto para as entradas de ar do capô, um jogo de defletores para os para-lamas dianteiros, um acessório de fibra de carbono para o difusor traseiro e rodas forjadas de 20 polegadas, com pneus medindo 285/30 R20 e 295/30 R20.
Também são interessantes as modificações oferecidas pela AC Schnitzer para a suspensão, já que conta em seu catálogo com molas dianteiras que reduzem a altura da carroceria (entre 20 e 25 milímetros) e um jogo de amortecedores ajustáveis do tipo coilover que também rebaixa a altura do veículo.