2000 - BMW X5 LE MANS CONCEPT

Os SUVs de alto desempenho estão na moda atualmente, mas poucos são tão especiais como aquele protótipo que a marca bávara mostrou no começo do século. Corria o ano de 2000 quando surgiu pela primeira vez o BMW X5 Le Mans Concept. Mostrado em março daquele ano, eclipsou a todos os modelos de tração nas quatro rodas anteriores.
Não era tão especial apenas por ser o primeiro Sports Activity Vehicle (SAV) da BMW, mas por esconder em suas entranhas um poderoso motor de 12 cilindros que desenvolvia mais de 700 cv. Esse motor não era outro que o equipado no V12 LMR ganhador de Le Mans em 1999. Para integrá-lo no crossover alemão foram necessárias algumas modificações, mas o resultado foi espetacular.
Em sua apresentação ao público no 70º Salão de Genebra, o BMW X5 Le Mans Concept foi apresentado como um campeão olímpico: perfeitamente treinado, musculoso, e sem uma grama de excesso de gordura. Em sua imponente estética, destacava-se especialmente a grande abertura em forma de bolso no capô de fibra de carbono laminado.
Não menos interessantes eram as modificações nos painéis alargados, nos para-choques dianteiro e traseiro, nos arcos de roda, nos espelhos retrovisores e, é claro, nas rodas. Dependendo do uso, podia equipar rodas BBS de 20 polegadas com pneus de dimensões 315/35 ou 275/40 no eixo dianteiro e 315/35 no traseiro.
A suspensão foi rebaixada em 30 mm e a divisão de pesos foi trabalhada em profundidade, dando como resultado 51% na parte dianteira e 49% na traseira. No interior se assemelhava em grande parte ao BMW X5 de produção, exceto pelos quatro bancos esportivos de competição assinados pela Recaro e com cintos de segurança.
O tempo de 7 minutos e 49 segundos é o recorde que o piloto de corridas Hans-Joachim Stuck alcançou no mítico Inferno Verde em junho de 2001 no comando do BMW X5 Le Mans Concept. Um recorde que esteve vigente por quase duas décadas e que deixou um dos vídeos ‘On Board’ mais espetaculares de um SUV em Nürburgring. Chegou a alcançar os 311 km/h.
Enquanto que no V12 LMR o motor V12 de 6.1 litros reduziu sua potência para 580 cv para poder cumprir com o regulamento, no X5 Le Mans foi solta a rédea a todo seu potencial. Pouco mais de 700 cv e 720 Nm de torque máximo a 5.000 rpm catapultavam o monstro de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos, com uma velocidade máxima oficial de 278 km/h.
É claro que hoje em dia há um ou outro SUV mais rápido, como o próprio BMW X5 M Competition, mas não podemos esquecer que se passaram nada menos que 20 anos. O grande motor ficava completamente oculto debaixo de uma tampa de carbono de peso otimizado no qual podíamos ler a inscrição ‘V12 BMW Motorsport’, como se fosse um troféu.
Curiosamente, o propulsor era acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades e o conjunto declarava sobre a balança um total de 2.130 kg ao substituir-se a tração total por um esquema de tração traseira. Como você pode imaginar, tratava-se de um mero protótipo, mas mesmo com o passar dos anos não decepciona os seus herdeiros.