2021 - BMW X7 DARK SHADOW EDITION BY DÄHLER
Como bem sabemos, a BMW ostenta a bandeira da esportividade com muito orgulho. Tanto é assim, que o fabricante alemão dispõe de seu próprio departamento de competição, que dedica um trato especial a muitos modelos de sua linha. No entanto, nem todos os seus veículos podem portar o cobiçado distintivo M.
Tanto é que, atualmente, o único modelo que não tem seu lugar na família M é o X7, o crossover de maior tamanho do catálogo. Para alguns, o X7 M50i desempenha esse papel, mas a verdade é que não foi concebido como um ‘M’. Por esse motivo, o preparador suíço Dähler quis oferecer um X7 com muita personalidade e o resultado é o que aparece nas imagens.
O motor 4.4 V8 biturbo, que já oferece 530 cv de potência e 750 Nm de torque, foi um bom ponto de partida para os especialistas da Dähler, mas não eram suficientes. Seu departamento técnico assumiu o desafio e introduziu uma série de melhorias significativas.
Agora a preparação, que é denominada Dark Shadow Edition, alcança impressionantes 621 cv e 830 Nm de torque. Trata-se de uma importante injeção de potência, embora o preparador suíço já anuncie que está preparando uma atualização mais potente, denominada fase 2, que elevará o nível até os 637 cv e os 850 Nm de torque.
O desempenho melhorado vem acompanhado de um aspecto ligeiramente diferente. A Dähler acrescentou elementos cromados pretos no exterior, além disso, a suspensão pneumática rebaixada e as exclusivas rodas forjadas de 23 polegadas contribuem para uma imagem mais impactante, tudo arrematado com a carroceria pintada em cinza fosco.
O sistema de escape de quatro tubos de aço inoxidável específico, que combina com a cor das rodas escuras, conta com um controle da borboleta do silencioso para modular o som que é emitido ao exterior. Esta função de som do escape é controlada graças aos comandos instalados no volante multifuncional.
Por enquanto a Dähler não facilitou nenhum detalhe sobre o desempenho deste X7 modificado, embora pareça sensato imaginar que superará todos os registros do X7 M50i de série sobre o qual está baseado.
O preparador suíço também modificou o interior apenas o suficiente, mas aqueles clientes que quiserem, podem modificar o velocímetro para que marque 330 km/h, uma verdadeira declaração de intenções.
Por último, a Dähler confirmou que a produção do X7 Dark Shadow Edition será limitada a somente 500 unidades. Portanto, quem quiser um exemplar exclusivo, este modelo é o mais próximo a um X7 M que pode ser encontrado no mercado, ainda mais sabendo que a marca bávara não fabricará um veículo com estas características.