1937 - BUGATTI TYPE 57 SURBAISSE 3.3-LITRE FOUR-SEAT SPORTS GRAND ROUTIER

Encontrar exemplares originais da primeira e mais gloriosa época da Bugatti não é uma tarefa simples. Os exemplares sobreviventes da empresa fundada por Ettore Bugatti são muito valiosos e desejados, porque, na maioria dos casos, são preservados pelos colecionadores.
Além disso, os exemplares mais raros e demandados geralmente têm muitos pretendentes, por isso que em muitas ocasiões nem sequer chegam a ser leiloados. O valor dos modelos desta primeira época da marca francesa foi o que cimentou o caminho atual da empresa, que desde seu renascimento na Itália no final da década de 80 dedicou-se ao segmento dos hiperesportivos mais caros, exclusivos e de grande desempenho. Tarefa que o Grupo VAG continua realizando com o Bugatti Chiron e seus derivados.
O modelo que aparece nas fotografias, cuja denominação completa é Bugatti Type 57 Surbaisse 3.3-Litre Four-Seat Sports Grand Routier 1937, não só é um modelo clássico da época dourada da marca, como também muito raro e especial e que, além disso, conta com um histórico bem curioso.
Este exemplar saiu da fábrica de Molsheim em 1937 e seu primeiro proprietário foi Sir Robert Ropner, um magnata da navegação. Ele encomendou ao encarroçador Corsica de Londres a configuração e os acabamentos finais do modelo. O veículo foi amplamente usado durante anos, até que em 1969 foi parar na garagem de Bill Turnbull, onde foi mantido oculto até agora. Antes disso, nos últimos 50 anos o veículo mudou de mãos várias vezes. Primeiro foi comprado por Rodney Clarke, fundador da escuderia Connaught Engineering, e mais tarde pelo próprio Bill Turnbull, reputado engenheiro e especialista em veículos da marca francesa. Ele faleceu em 2020 a ponto de concluir a restauração deste modelo, motivo pelo qual agora será leiloado no evento ‘Legends of the Road’ da Bonhams, no Reino Unido.
Os Bugatti Type 57 estão entre os mais desejados pelos colecionadores, mas este não só conta com uma grande história por trás, como também dispõe de um dos raros chassis lightweight de competição criado pela marca francesa. Eles foram desenvolvidos para os míticos Bugatti Type 57G ‘Tank’, dos quais só foram fabricados 3 exemplares e somente um conseguiu sobreviver. De acordo com a casa de leilões, há evidências de que um dos chassis perdidos dos Type 57G foi utilizado para criar este Bugatti 57S, o que torna este exemplar muito destacado.
Esse raro Bugatti será leiloado no próximo dia 19 de fevereiro e a Bonhams estima que essa peça tão rara e valiosa atingirá um valor entre 5 e 7 milhões de libras esterlinas, o que equivale entre 36 e 50 milhões de reais. Esta cifra fica um pouco abaixo do recorde atual da marca, os 55 milhões de reais pagos em 2008 por um Bugatti Type 55 em um leilão da Gooding & Company em Pebble Beach, ou os 52 milhões de reais que foram pagos em 1987 pelo célebre Bugatti Royale Kellner Coupe de 1931 e que durante anos foi o valor mais alto pago em leilão por um veículo de rua.