2025 - CADILLAC CT5-V BLACKWING
Nada menos que 20 anos se passaram desde que a série ‘V’ nasceu na Cadillac, e para comemorar esse importante marco, a empresa americana revelou os Cadillac CT5-V e CT5-V Blackwing 2025. Como as versões convencionais do CT5, contam com novidades no design, na tecnologia e, é claro, na esportividade. Onde não há muitas mudanças é debaixo do capô, mas não vão decepcionar neste sentido.
Os CT5-V e CT5-V Blackwing 2025 serão apresentados oficialmente ao público nas 24 Horas de Daytona amanhã, onde o sedan mais poderoso fará as vezes de carro de segurança oficial. Está previsto que a produção comece neste verão no hemisfério norte e ambos os modelos continuarão sendo fabricados na Lansing Grand River Assembly Plant, em Michigan. Por enquanto se desconhecem os preços, mas não se descarta um pequeno aumento.
As mudanças estéticas no CT5-V passam por uma renovada frente que lhe dá uma aparência mais baixa e larga. Surge uma nova grade, renovados faróis de desenho vertical e um novo para-choque com detalhes em preto. Esta tonalidade cobre diversos detalhes, como a moldura dos vidros e o aerofólio posterior. De série surgem rodas de 19 polegadas em ambos os modelos.
A diferença é que no Blackwing são forjadas, e atrás delas se escondem os freios assinados pela Brembo. As pinças de seis pistões mordem discos de 399 mm na parte dianteira, enquanto na parte traseira temos pinças de quatro pistões e discos de 373 mm. São aproximadamente 51 mm maiores que os que se encontram no ‘V’ padrão. A paleta de cores também foi revisada.
O CT5-V Blackwing também se diferencia por diversos elementos aerodinâmicos mais marcados, uma grade de tela única e entradas de ar maiores. Além disso, a Cadillac oferece uma variedade de pacotes de estilo de fibra de carbono. Quanto ao interior, a tela curva de 33 polegadas é a grande protagonista. Combina uma instrumentação digital com um sistema de infotainment baseado no Google.
Outras novidades passam por uma melhoria da qualidade geral, novos materiais e uma maior dotação, como os bancos dianteiros com massagem e aquecimento. Em termos de assistências, soma o sistema de condução semiautônoma Super Cruise melhorado, assim como novas e ampliadas funções.
Cabe destacar que no Blackwing o volante é exclusivo e há mais equipamento de série. A cereja do bolo é um novo aplicativo de desempenho integrado no veículo. Mostra informação de potência e torque em tempo real - entre outros parâmetros -, somando interessantes funcionalidades e uma grande personalização.
O motor de acesso para o Cadillac CT5-V é o conhecido V6 biturbo de 3.0 litros com 365 cv e 548 Nm de torque máximo. Surge acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades e pode ser combinado com um sistema de tração total opcional. Não faltam o Launch Control, a suspensão Magnetic Ride, modos de condução e um diferencial de deslizamento limitado eletrônico.
A cereja do bolo é o sistema de gestão da tração de alto rendimento. Depois de desaparecimento do Dodge Charger, o Cadillac CT5-V Blackwing é o rei dos sedans americanos, incorporando um motor V8 sobrealimentado de 6.2 litros que gera 677 cv e 892 Nm de torque. É oferecido com a transmissão manual de 6 velocidades e com a caixa automática de 10 relações. Toda a força vai ao eixo traseiro.