2023 - CATERHAM SEVEN 420 CUP

Após a decisão da Lotus de fabricar o Eletre, seu primeiro SUV elétrico, a Caterham é considerada agora um dos últimos bastiões dos esportivos leves. Com o Seven 420 Cup, esta espécie em perigo de extinção incorpora um novo membro muito especial.
Trata-se do carro de estrada mais focado nos circuitos que a empresa já fabricou. Pela primeira vez um Caterham que pode ser emplacado, vem com amortecedores Bilstein totalmente ajustáveis, com mais de 10 regulagens selecionáveis à mão.
Situado entre o 420R e o veículo de corridas Seven, o novo 420 Cup chega impulsionado por um motor a gasolina sem turbo alimentação, da família Duratec, com 2.0 litros de cilindrada, 210 cv e 203 Nm.
A mecânica trabalha junto com uma transmissão sequencial Sadev de 6 velocidades, que permite acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em apenas 3.6 segundos. A velocidade máxima alcança os 219 km/h, o que não é especialmente impressionante, já que o que os entusiastas da Caterham buscam é, sobretudo, sensações e nem tanto o desempenho puro.
O novo 420 Cup equipa pneus Avon ZZR ou ZZS, mas os primeiros são opcionais. Na parte traseira, a Caterham instalou novas lanternas de LED. Se o cliente optar pela jaula de segurança de competição, também obterá uma tampa metálica para o porta-malas e as carcaças dos retrovisores de aspecto esportivo.
O habitáculo também melhorou um pouco com uma variedade de inserções de tom vermelho que são apreciadas nos bancos, nos mostradores da instrumentação e no túnel de transmissão. O esportivo se mantém fiel ao seu espírito de eliminar todo o supérfluo e marcar na balança um peso de apenas 560 quilos, a metade do que declara o Mazda MX-5, por exemplo.
Devido às normas sobre emissões, o Caterham 420 Cup só pode ser comercializado no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Custa 54.990 libras esterlinas (328.600 reais) em seu país de origem, enquanto que os norte-americanos terão que contatar o distribuidor local para obter os detalhes do preço. Este carro, que será um membro permanente da linha, será vendido exclusivamente em versão de fábrica, o que significa que não poderá ser adquirido em forma de kit e montado pelo próprio cliente.
Caterham irá expor o 420 Cup em junho no Festival da Velocidade de Goodwood. Já se aceitam pedidos, mas a produção terá início somente em 2023.