2020 - CATERHAM SUPER SEVEN 1600

Embora possa parecer paradoxal, a Caterham revelou uma versão com um toque retro do seu icônico modelo, o Caterham Seven, que já está há mais de meio século no mercado praticamente sem mudanças consideráveis. De modo que hoje podemos considerá-lo mais como um clássico, apesar de ser novo.
Também é curioso que a marca britânica tenha decidido revelar esta semana e de maneira online seu novo modelo, já que a maioria dos fabricantes decidiu pausar seu calendário de apresentações durante a crise do coronavírus. Pandemia que obrigou a atrasar ou cancelar grande parte dos eventos automobilísticos que haviam sido programados para este primeiro semestre do ano.
Apesar de contar com um dos motores menos potentes da linha atual do fabricante britânico, o novo Caterham Super Seven 1600 é o mais potente até esta data das versões Super Seven. Conta com um motor de 4 cilindros Ford Sigma de 1.6 litros que entrega 137 cv e que está acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades. Graças ao seu escasso peso, o Super Seven 1600 alcança os 96 km/h (0-60 mph) em 5 segundos e atinge os 192 km/h de velocidade máxima.
À primeira vista é muito difícil encontrar as diferenças do novo Super Seven 1600 com o resto das versões disponíveis deste clássico de dois lugares, mas a verdade é que conta com uma configuração específica para esta versão. Segundo a descrição da marca, o novo Super Seven 1600 trata de recriar o espírito da década de 70 e as sensações de conduzir dos modelos da época, daí a razão de destacarmos que esta versão conta com certo caráter retro.
Entre as novidades surgem novos revestimentos e cores no habitáculo, que conta com várias inscrições Super Seven 1600. No exterior conta com a configuração habitual, com os característicos arcos de roda curvados e o sistema de escape lateral, mas agora surgem novas rodas, que podem ser de tom dourado como opcional. O preço desta nova versão é de 33.495 libras esterlinas, cerca de 213.150 reais ao câmbio atual.