2016 - CHERY FV2030 CONCEPT

O Salão de Pequim 2016, que se alterna a cada ano com o Salão de Xangai, é o salão do automóvel mais importante de todos os outros celebrados na China e foi o lugar escolhido por inúmeras marcas locais e internacionais para apresentar suas novidades. Por exemplo, a Porsche escolheu esse mesmo evento para a estreia da sua última criação, o 718 Cayman. Mas entre tantas novidades, é impossível não perceber o Chery FV2030, que sem dúvida, é o protótipo mais radical de todos os que foram apresentados nessa feira.
A Chery é um dos maiores fabricantes de automóveis da China e na verdade, 80% de seu capital é de propriedade estatal. O FV2030 é o seu último protótipo, um veículo que combina as características que podemos encontrar em um SUV (grande altura livre do solo e proteções nas partes baixas) com as de um coupe (carroceria baixa, estilizada e com linhas musculosas). Não é exatamente uma cópia, mas de certo modo lembra um pouco o Peugeot Quartz Concept, que a marca francesa apresentou no Salão de Paris de 2014.
Os chineses optaram em cobrir grande parte da superfície envidraçada do Chery FV2030 com a mesma cor da carroceria, um toque de design que ultimamente parece que está virando moda entre os veículos conceituais - lembrando que há pouco tempo a Opel apresentou um protótipo que utilizava uma solução similar: o Opel GT Concept. Além disso, os mesmos vidros dão forma às duas enormes portas do tipo ‘asa de gaivota’ que dão acesso ao seu interior minimalista.
No interior é onde surgem os vistosos bancos estofados em couro branco, uma iluminação em LED e um chamativo display holográfico que proporciona ao condutor, informações relativas ao veículo e o seu entorno. Como o FV2030 é um protótipo, a Chery não quis revelar muitos detalhes sobre suas características técnicas, limitando-se unicamente a indicar que conta com um sistema de propulsão elétrico e que, além disso, equipa uma ‘tecnologia sem piloto inteligente’ (‘smart pilotless technology’). Outra forma de dizer que conta com funções de condução autônoma.