1960 - CHEVROLET CORVETTE LM

No próximo mês de maio será leiloado em Amelia Island um dos exemplares mais célebres e valiosos do Chevrolet Corvette, pois foi protagonista em um dos episódios mais destacados da história do esportivo americano.
Este exemplar, como podemos ver nas imagens proporcionadas pela casa de leilões, encontra-se em péssimo estado de conservação e incompleto, de modo que precisa de custosos e onerosos trabalhos de restauração para voltar a mostrar seu estado e formas originais. Apesar disso, a RM Sotheby’s anunciou estimativas de preço entre 900.000 e 1.300.000 dólares, de modo que é evidente que não estamos falando de uma unidade a mais, mas de uma das mais valiosas do esportivo norte-americano.
Este é um dos três exemplares que foram utilizados no assalto da equipe de Briggs Cunningham às 24 Horas de Le Mans de 1960. Uma iniciativa que era totalmente privada oficialmente, mas que em segredo foi apoiada pela General Motors e na qual esteve envolvido diretamente Zora Arkus-Duntov. O trabalho da corporação de Detroit limitou-se ao apoio tecnológico, pois os 3 motores V8 utilizados na corrida foram desenvolvidos especialmente pela Chevrolet para a ocasião. Por isso que estes blocos tiveram que ser devolvidos à fábrica após a corrida.
Dos três exemplares apenas um conseguiu atingir a linha de chegada, o Corvette número 3, que alcançou a oitava posição da classificação geral e primeiro de sua classe, nada mal se levarmos em conta que se tratava de um veículo que praticamente era um esportivo de rua. Os outros dois Corvettes não puderam terminar devido a problemas mecânicos e acidentes. A unidade que será leiloada corresponde ao Corvette #1 (número de chassi acabado em #3535), que foi pilotado pelo próprio Briggs Cunningham e que esteve décadas desaparecido.
Após a corrida de 1960 os motores destes três exemplares foram desmontados e devolvidos à General Motors. As unidades foram transformadas em suas especificações de rua e vendidas quase que imediatamente a particulares e pilotos privados. Sabe-se que a unidade número 1 passou por várias mãos nos anos seguintes, mas logo a sua pista foi perdida e não se soube nada dela durante mais de 40 anos. Este exemplar foi descoberto recentemente e desde então esperava-se que fosse restaurado à sua condição original, no entanto, seus proprietários atuais preferiram leiloá-lo com o mesmo estado em que foi resgatado há alguns anos.
O valor dos três Corvettes ‘Cunningham’ é muito alto, como demonstram as estimativas desta unidade que superam o milhão de dólares apesar de encontrar-se em tão péssimo estado, fortemente modificado e faltando inúmeros componentes. Em sua época houve quem estimasse que, após sua restauração, esta unidade poderia ter um valor compreendido entre 3 e 7 milhões de dólares. Mas para isso primeiro terá que ser leiloado, restaurado e voltar a ser leiloado.