2024 - CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R

Em 2023 se cumpre o 70º aniversário do Chevrolet Corvette, uma denominação que é, de acordo com a marca americana, uma das denominações que há mais tempo está no mercado de forma contínua. Para celebrar essa conquista, a empresa lançará este ano duas de suas versões mais esperadas: o Chevrolet Corvette E-Ray e o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R.
Depois de apresentar o C8 de motor central, um Z06 capaz de rivalizar contra superesportivos e o seu primeiro Corvette híbrido, agora a marca revela aquela que será a versão de competição da linha. O carro de corridas fará sua estreia na prova Rolex 24 do próximo ano em Daytona. Seu objetivo, tornar as coisas difíceis para os seus rivais durante a temporada de 2024.
Projetado para atender os regulamentos técnicos da FIA GT3, o Corvette Z06 GT3.R abre novos caminhos para a Chevrolet e o programa Corvette Racing. O modelo aproveita a experiência da longa e bem-sucedida história da Corvette Racing, além da experiência das equipes de projetos de produção, engenharia e powertrain do Corvette de produção.
Da mesma forma que o seu antecessor, o Corvette Z06 GT3.R é propulsionado pelo motor DOHC V8 plano de 5.5 litros. Assim como no Corvette Z06 padrão, o motor é fabricado em Bowling Green, Kentucky. E mais, este bloco do modelo de competição compartilha 70% de seus componentes com o esportivo de rua. O mesmo ocorre com muitos dos componentes do chassi.
Partindo da base do chassi de alumínio do Z06, o GT3.R soma uma jaula de segurança de aço. A ela se somam molas, amortecedores, discos de freio, pinças e pastilhas de competição. O modelo conta com rodas de 18 polegadas calçadas com pneus para a pista e soma à sua estética um agressivo pacote aerodinâmico.
A Chevrolet assegura que o Corvette Z06 GT3.R 2024 está sendo testado virtualmente desde 2021. Agora chega a vez de realizar os testes sobre a pista para, no próximo ano, tratar de manter vivo o legado da Corvette Racing. Em 25 anos de corridas da IMSA, a equipe ganhou 113 corridas, assim como 14 campeonatos de fabricantes e pilotos, e 15 títulos de equipes.