2021 - CHEVROLET SUBURBAN

Assim como estava previsto, acabam de ser revelados em Detroit, Michigan, os novos Chevrolet Tahoe e Chevrolet Suburban, com ambos os modelos estreando geração. Trata-se de dois modelos importantes para a General Motors, por isso, sua atualização gerou bastante interesse entre os seguidores do mercado automobilístico norte-americano.
Estes dois modelos estão sustentados pela plataforma T1 da GM, uma arquitetura que também será utilizada como base da próxima geração do Cadillac Escalade e do GMC Yukon. Esta arquitetura está preparada para enfrentar os novos desafios que estão chegando: eletrificação e conectividade.
A nível estético uma das referências utilizadas pela marca americana foi o Chevrolet Colorado. Na parte frontal surge uma nova grade e grupos ópticos atualizados com a tecnologia LED. O Suburban, por ser basicamente uma versão esticada do Tahoe, compartilha a estética. Transmitem um ar mais moderno e dinâmico.
A suspensão também foi objeto de diversas mudanças. Optou-se por uma suspensão traseira independente de múltiplos elos que, segundo a Chevrolet, melhorará o conforto na condução. As versões High Country e Z71 contarão com um sistema de suspensão adaptativa Air Ride.
Embora possa parecer que tenham as mesmas medidas que os modelos anteriores, a verdade é que o tamanho de ambos os veículos mudou. A Chevrolet incrementou a distância entre eixos, e no caso concreto da Suburban, também cresceu no comprimento. O resultado destas mudanças nas dimensões é um porta-malas que acomoda um maior volume de carga e uma terceira fila de bancos mais espaçosa.
Em relação ao interior, somos envolvidos por um ambiente mais tecnológico, destacando-se a tela táctil de 10 polegadas para o sistema de infotainment. Também pode equipar um Head-Up Display de 15 polegadas, assim como um pacote de entretenimento multimídia para os ocupantes dos lugares traseiros com duas telas tácteis de 12.6 polegadas. A isso é preciso somar um carregador sem fios para dispositivos móveis, conexão USB e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
A lista de sistemas de assistência à condução é bastante extensa. Há desde um assistente de estacionamento traseiro até a frenagem de emergência com detecção de pedestres, alerta de colisão frontal, controle automático de faróis IntelliBeam, assistente de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
No que diz respeito à linha de motores, serão mantidos os blocos atuais V8 de 5.3 litros com 340 cv e V8 de 6.2 litros com 426 cv. A estas duas opções é preciso somar a grande novidade, um motor diesel Duramax de 3.0 litros com 281 cv e 623 Nm de torque máximo.
O lançamento comercial dos novos Tahoe e Suburban acontecerá em meados do próximo ano de 2020. Os preços e detalhes da linha de ambos os modelos da Chevrolet serão anunciados conforme se aproxime a data de desembarque nos concessionários.