2017 - CHRIS BANGLE REDSPACE CONCEPT
No Salão de Los Angeles 2017 aconteceu o lançamento de um interessante projeto relacionado com a mobilidade sustentável. E o mais relevante de tudo é quem o assina. Com a denominação Redspace surge a nova criação de Chris Bangle. Trata-se do ex-chefe de design da BMW, que criou este pequeno e descontraído carro elétrico.
Concebido para oferecer uma solução de mobilidade elétrica econômica e acessível, terá como destino a China. Será produzido e comercializado localmente e o encarregado da produção será o fabricante de caminhões elétricos CHTC Group. O projeto é fruto da casa de design independente de Bangle e mede somente 2.97 metros de comprimento, sendo menor que o MINI original.
O objetivo destas dimensões tão compactas é ocupar o menor espaço possível nas vias públicas. O raio de giro é menor que o de um Smart ForTwo, no entanto, o Redspace é mais alto e estreito. Seu uso foi pensado para o centro das grandes cidades chinesas, onde encontrar um estacionamento disponível é uma odisseia, e o problema da poluição está na ordem do dia.
Em seu habitáculo poderão viajar até quatro passageiros, embora disponha de um lugar adicional para quando o veículo estiver estacionado. O próprio Bangle assegura que o protótipo adianta um futuro modelo de produção que conservará as bases e características que dispõe o Redspace. Bangle assinalou ainda que sua produção terá início muito em breve, embora não tenha informado uma data concreta.
Os protótipos construídos até o momento para completar diferentes seções de testes obtiveram resultados muito positivos. O designer destaca que é devido ao chassi de alumínio que rodeia o pacote de baterias. Embora não se tenha entrado muito em detalhes sobre o desempenho desse carro elétrico, se confirma que é capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h. As baterias se recarregam de forma convencional, mas graças ao painel solar instalado no teto, poderá conseguir uma autonomia maior.
Do interior, os elementos de maior destaque são a enorme tela de 17 polegadas, o desenho do banco traseiro e a possibilidade de rotação do banco do condutor, o que sugere a possibilidade de que esteja equipado com algum tipo de tecnologia de condução autônoma.