1955 - CHRYSLER NEW YORKER HARRY TRUMAN
Para quem algum dia quis ter um carro de algum presidente dos Estados Unidos, esta é a oportunidade, porque a Classic Auto Mall está vendendo este Chrysler New Yorker do ex-presidente dos Estados Unidos, Harry Truman.
Para os amantes da história, especialmente do período que compreende as duas guerras mundiais do século XX e a Guerra Fria, este é um carro especial. Truman se tornou presidente dos EUA em janeiro de 1945, após o falecimento de Franklin Delano Roosevelt. Finalmente, como determina a constituição americana, em abril foram celebradas as eleições que deram o triunfo a Truman, convertendo-se no trigésimo terceiro presidente do país, até 1953.
Sob seu governo, terminou a Segunda Guerra Mundial e começou a Guerra Fria. Também foi a época em que foi criada a CIA, a agência central de inteligência, e aconteceu a chamada ‘Caça às Bruxas’, quando o senador republicano, Joseph McCarthy, iniciou um processo de denúncias, interrogatórios e acusações contra muitas pessoas suspeitas de serem comunistas.
Centrando-nos no Chrysler que aparece nas imagens, trata-se de um New Yorker pintado de preto, como é habitual nos carros de presidentes, com detalhes cromados e pneus com faixa branca. Está equipado com um motor Hemi V8 de 5.4 litros associado a uma transmissão automática Powerflite de 2 velocidades, que envia a potência às rodas traseiras.
O interior está completamente revestido em couro bronze e tecido, com algumas molduras cromadas. Um dos aspectos mais destacados é o painel, que inclui todos os relógios analógicos da época.
O Chrysler New Yorker do ex-presidente Truman foi submetido a uma profunda restauração, tanto exterior como interior. O vendedor afirma que os painéis de aço estão livres de ferrugem, mas existem alguns arranhões. O único inconveniente do veículo é que… não funciona. Embora, seguramente, este não seja um inconveniente para muitos colecionadores, que querem apenas ter o carro como exibição em sua garagem particular. A Classic Auto Mall pede por ele 83.500 dólares.