1974 - CITROËN 2CV RALLY 4X4

A história do Citroën 2CV é uma das mais dilatadas da indústria automobilística. Entre 1949 e 1990 foram fabricados milhões de exemplares, dos quais derivaram diferentes versões e edições especiais, como o Citroën 2CV Spot. Hoje tratamos de uma dessas versões raras que adoramos mostrar e que foi vendida na semana passada: um Citroën 2CV Rally 4x4 de 1974.
O carro apareceu à venda em um site de leilões online, onde foram oferecidos alguns de seus detalhes, assim como seu amplo histórico em competições de rally. Segundo o anúncio do leilão, “este Citroën 2CV é um exemplo único, bimotor e preparado para rallys com o clássico caráter francês, com uma interessante história de competição”.
Este 2CV de rally foi construído em Paris em 1979 com a carroceria de um 2CV de 1974 e um chassi de Super Ami modificado. O autor da obra é o engenheiro e piloto de corridas Jack Hanon. Durante dez anos, o veículo participou nos rallys do deserto norte-africano, participando também nos rallys do Atlas marroquino.
Após sua aposentadoria, o carro foi importado pelo Canadá na década de 1990. Hanon faleceu pouco depois e o veículo foi mantido em um armazém durante cerca de 20 anos. Voltou a aparecer em 2014, antes de ser adquirido por um arquiteto americano e entusiasta de modelos como este. O carro foi submetido a uma completa restauração antes de ser enviado à Citroën Andre, na Holanda, para ser preparado para sua venda na Europa.
Este Citroën 2CV Rally 4x4 de 1974 foi construído de acordo com as especificações de rally, com bancos bucket e um santoantonio completo. Equipa um par de motores planos de 4 cilindros e 1.3 litros procedentes de um Citroën GSA. Surgem acoplados a duas transmissões manuais de 4 velocidades com uma conexão ajustável, permitindo oferecer tração dianteira, traseira ou integral.
Para enfrentar as dificuldades dos rallys africanos, foram instalados dois tanques de combustível de 100 litros. Isso assegura uma autonomia de 1.000 quilômetros com os dois motores ativos, ou de 2.000 quilômetros com um só propulsor. A carroceria está terminada em um esquema de cores vermelho e preto da decoração da ‘Coup de Coeur’.
Acredita-se ainda que, “os dois motores de 4 cilindros planos foram inspecionados durante o processo de revisão”. O hodômetro indica que rodou 50.000 quilômetros, embora não estejam certificados.
O 2CV de rally foi vendido na semana passada em leilão pela Collecting Cars por 13.051 libras esterlinas (cerca de 100.000 reais).