2021 - CITROËN MY AMI BUGGY CONCEPT
O Citroën My Ami Buggy Concept é a concretização, livre e cheia de personalidade, de um objeto imaginado para se curtir o lazer de uma forma diferente. Uma ideia de veículo aventureiro com um design extrovertido, colorido e musculoso sem perder de vista a simplicidade e a funcionalidade. As equipes da Citroën imaginaram este Ami sem compromissos, pensando em todos aqueles que buscam um objeto de forte personalidade, elétrico, fácil de usar e com um caráter incrível.
O Citroën My Ami Buggy Concept é um convite para que todos aqueles que buscam desfrutar de uma mobilidade independente, possam, durante seus trajetos pelas estradas e pelos caminhos da costa, se colocarem na pele de autênticos exploradores. O My Ami Buggy Concept imagina um objeto recreativo para os finais de semana, as férias na costa ou as escapadas ao campo, mas que seduzirá também por seu aspecto prático. Um modelo que, graças ao seu modo de tração elétrico, se deslocará sem ruídos e sem emissões, um prazer elétrico incrementado pela ausência de portas para se curtir os deslocamentos imersos no ambiente e banhados pela luz graças ao teto panorâmico.
“O My Ami Buggy Concept é uma proposta que concorda com o espírito do Ami, afastando-se do veículo convencional. Buscamos a inspiração no mundo dos jogos de construção para o enfoque lúdico e funcional, o design industrial para a ergonomia e a estética que inclui os objetos da vida cotidiana (móveis, luzes, etc.) e os acessórios de moda (tênis, artigos esportivos, óculos, etc.). Por exemplo, os suportes de câmera e smartphone, de formas simples, são inspirados no trabalho dos designers que criaram objetos de consumo essenciais e atemporais durante a segunda metade do século passado. O My Ami Buggy Concept é minimalista e funcional, simples, ao mais puro estilo dos objetos industriais emblemáticos contemporâneos”, disse Samuel Pericles, Designer do My Ami Buggy
Um design exterior robusto por definição
Bem assentado sobre suas quatro rodas, o My Ami Buggy tem um caráter inequivocamente aventureiro, sublinhado tanto na frente como atrás, por seus para-choques, suas molduras e proteções de faróis, com os ‘chevrons’ situados no centro. Nas laterais, os para-lamas alargados e redesenhados e as proteções tubulares na parte inferior das portas dão mais vigor ao seu perfil. No teto, as barras e a roda de estepe reforçam o espírito aventureiro do concept. Todos estes elementos exibem o tom preto.
A barra de iluminação de LED, situada na parte dianteira do teto, aporta um espírito de aventura para enfrentar a noite ou a neblina. Quando o carro está parado, tudo remete a um ambiente de ‘fogueira de acampamento’ graças à luz que oferece a citada barra e a música do alto-falante portátil.
As portas cedem seu espaço a tecidos impermeáveis transparentes que podem ser montados em caso de mau tempo em um claro aceno ao Méhari. Estas utilizam um fecho de guias para fechar o habitáculo e têm uma abertura na parte superior que lembra as portas envidraçadas dos veículos clássicos. Estas práticas proteções podem ser removidas, enroladas e guardadas atrás dos bancos, em espaços específicos para isso.
Acima do para-brisa foi instalada uma viseira dando continuidade ao teto para oferecer proteção contra o clima adverso. Além disso, no verão proporciona sombra quando o sol está à pino.
Os largos pneus do tipo ‘mud’ e suas rodas na cor dourado fosco permitem uma boa aderência em todo tipo de caminho e aumentam a estabilidade ao mesmo tempo que melhoram o aspecto do objeto.
Apesar de tratar-se de um design livre, os estilistas mantiveram o realismo e a eficácia do concept. A fixação de alguns elementos foi um desafio para os técnicos que, em certas ocasiões, tiveram que ancorá-los diretamente no chassi tubular para que fossem seguros de maneira sólida. É o caso dos para-choques e da roda de estepe que vai sobre o teto.
Cores e materiais que definem o espírito do concept
O My Ami Buggy Concept utiliza três cores: preto, caqui e amarelo. O preto, inspirado no material de camping, reforça o caráter funcional e robusto do veículo. Os diferentes tons de preto - Anodized Black para os arcos de roda e o teto e Speckled Black na parte traseira - combinam perfeitamente com as cores Anodized Khaki e Citric Yellow para dar ao conjunto um aspecto aventureiro e com atenção nos detalhes.
Uma carroceria bitom veste o My Ami Buggy Concept e lhe confere um aspecto dinâmico de efeito impactante: o Anodized Khaki na frente e o Speckled Black atrás, um jogo de simetria que busca, além disso, separar claramente a parte dianteira da traseira do veículo.
A cor Anodized Khaki é um aceno à natureza e o preto, sinônimo de força e de modernidade, captura a luz e dramatiza as cores com as quais se combina. A escolha do preto responde, além disso, ao desejo de utilizar uma cor escura, que suje menos.
Inúmeros elementos chave do My Ami Buggy Concept foram destacados com detalhes em Citric Yellow. É o caso dos bancos, o cabo de recarga, as molduras gráficas nas portas e todos os espaços para objetos e acessórios. Esta cor ácida indica, também, que os elementos que estão assim pintados são funcionais.
O cuidado com os detalhes
Para levar a personalização ainda mais longe, alguns detalhes técnicos complementares animam o conjunto.
Ranhuras e adesivos recuperam o tema dos ‘chevrons’, um elemento habitual no design da Citroën e que se repete em diferentes elementos tanto do exterior como do interior para dar um aspecto que lembra a grade do Traction, o console central do concept-car 19_19, as partes inferiores dianteiras do Ami One Concept e o desenho dos espaços porta-objetos do Ami. No My Ami Buggy Concept são visíveis no exterior nos tampões das rodas, nos protetores, na viseira, nas placas de proteção laterais, nos suportes da tira de luzes, na parte inferior dos para-choques e na parte traseira dos retrovisores, enquanto que no interior decoram os suportes dos acessórios, os espaços porta-objetos e o painel.
A palavra ‘Pilot’ pode ser lida no teto do lado do condutor, enquanto que do lado contrário aparece a palavra ‘Copilot’ e, em outro aceno ao esporte automobilístico, o número 01 aparece no banco do condutor e o 02 no do passageiro para indicar a localização de cada um deles.
Adesivos amarelos em forma de seta debaixo do para-choque mostram o sentido do vento, em um aceno ao mundo da aviação. Nos arcos de roda se reproduz este mesmo elemento decorativo.
Um logotipo aparece no lado do condutor, ao nível do retrovisor, em referência à motorização elétrica e aos polos da bateria, como nos lugares de estacionamento reservados aos veículos elétricos.
Um interior cheio de estilo, funcional e mais confortável
Três áreas foram trabalhadas com especial atenção no interior do My Ami Buggy Concept: os bancos, os espaços para objetos e as bolsas de viagem.
O My Ami Buggy Concept dispõe de novas almofadas de bancos Advanced Comfort cuja espuma passa dos 35 mm do Ami a 70 mm. Combinado com uma espuma visco elástica, o resultado é, ao mesmo tempo, fino e macio. Podem ser desmontadas facilmente e são intercambiáveis e laváveis. Sua confecção, que consiste na montagem de duas estruturas uma sobre a outra, está inspirada no desenho de um salva-vidas e lembra o mundo dos acessórios de praia.
Os porta-objetos são engenhosos e portáteis. Cada um tem sua função dentro do habitáculo, mas podem ser levados ao exterior no âmbito de um piquenique ou de uma excursão.
Os porta-objetos do painel, acessórios já disponíveis no My Ami, foram redesenhados especificamente para o My Ami Buggy Concept. Uma tela de tom dourado fosco foi fixada em cima de cada um para evitar que os objetos depositados neles se desloquem.
Foi criada uma linha de bagagem específica cujas peças encaixam perfeitamente no interior do veículo. A pochete encaixa mediante um imã no centro do volante, onde há um espaço com a mesma forma, e pode ser usada na cintura usando uma fivela. Uma bolsa com aba pode ser colocada no espaço do painel que no Ami permite levar uma maleta de cabine. Na base, uma estrutura tubular a sustenta para evitar que se mova.
Um espaço de armazenagem também foi embutido nas portas, na altura dos bancos para deixar todo tipo de objetos ou uma grande bolsa desmontável, cujas dimensões coincidem com o espaço previsto e que pode ser aberta a partir do interior para deixar os objetos de uso cotidiano. Um divertido botão de pressão permite abrir o fecho centralizado das portas que se abrem, como no Ami, em sentido inverso.
O cabo de recarga, por sua parte, é fixado na moldura da porta do passageiro graças a um elemento em forma de asa que facilita sua manipulação.
Novos acessórios estéticos e funcionais
Os acessórios do My Ami Buggy Concept não são apenas um exercício de design, mas têm uma função real. Os designers se colocaram no lugar dos adeptos a todo tipo de saídas de lazer e imaginaram objetos para os deslocamentos a bordo do My Ami Buggy Concept que são, ao mesmo tempo, atraentes e funcionais.
O desenvolvimento das peças do interior foi pensado para que a manipulação dos objetos fosse muito intuitiva. Assim, os botões giratórios que servem para sustentar os objetos ou para efetuar regulagens foram utilizados em diferentes lugares, buscando a homogeneidade. Seu próprio desenho sugere, de maneira instintiva, o seu funcionamento. Os mecanismos de fixação de inúmeros acessórios que foram desenvolvidos segundo um mesmo tamanho, são transversais e, como consequência disso, desmontáveis, e podem ser colocados em diferentes lugares do habitáculo como se fosse um kit de montagem.
É o caso, por exemplo, do suporte que permite fixar uma câmera fotográfica, imprescindível para imortalizar e compartilhar de imediato os momentos importantes da viagem e as paisagens que são cruzadas. Dotado de um parafuso universal que permite a montagem de aparatos de todo tipo, pode ser recolhido graças a um gatilho de liberação integrado na peça e pode, deste modo, colocar-se em qualquer um dos quatro pontos de fixação situados nas molduras verticais das portas do condutor e do passageiro.
Os retrovisores externos reguláveis graças à rótula integrada no dispositivo de fixação encaixam nos espaços previstos nos pilares das portas. Também são móveis.
O clipe para smatphone desenvolvido para o My Ami e situada à direita do posto de condução, se converte, no My Ami Buggy Concept em um suporte de design cilíndrico que integra um botão giratório no extremo direito do objeto, o que permite sustentar o dispositivo. No tubo pode ser gravado o nome e o sobrenome do proprietário, um extra que muitos apreciarão.
Outro suporte cônico foi projetado para fixar o alto-falante portátil no espaço arredondado que existe para essa finalidade no painel, atrás do volante.
Da ideia à realidade não há mais que um passo com a impressora 3D. Cada um dos objetos foi desenvolvido de maneira original, já que têm a particularidade de serem impressos em 3D e, portanto, são reproduzíveis à vontade.
O My Ami Buggy Concept é, antes de tudo, um convite à curtição e responde à sede de liberdade, do lazer e do anticonformismo. Um estudo de design que muitos desejariam poder incluir em sua carta aos Reis Magos, o My Ami Buggy Concept ilustra uma das múltiplas caras que poderá ter o Ami, o objeto de mobilidade atípico desenvolvido pela Citroën, pronto para explorar novos territórios.