1939 - CITROËN TYPE J

Se associarmos o trator com um fabricante de automóveis, provavelmente a primeira coisa que vem à mente é o modelo desenvolvido pela Porsche que, além disso, equipava um motor diesel. O que talvez poucos saibam que houve outra marca que também se atreveu com essa máquina para trabalhos agrícolas. O Citroën Type J é um desses estranhos veículos que a marca francesa desenvolveu ao longo de sua história.
Este modelo muito provavelmente ninguém conheça, mas se encontra entre os clássicos da Citroën. Embora não tivesse evoluído como projeto para chegar à linha de montagem e tornar-se um modelo de produção, os engenheiros da empresa conseguiram mostrar ao público e seus potenciais clientes que tinham habilidade e conhecimento suficiente para desenvolver produtos que saíssem ligeiramente do seu escopo, como é o caso do trator Type J.
Tudo remonta ao começo da Segunda Guerra Mundial, em uma Europa que se preparava para ser a protagonista da contenda bélica que mais vidas ceifou no passado século XX. Muitas das fábricas eram tomadas pelos aliados ou pelos membros do eixo para a produção de armamento e carros de combate, sejam tanques ou aviões. Isso significava um grave risco para as empresas, que se viam privadas de sua atividade comercial e de um mercado que não podia comprar carros.
Enquanto algumas marcas não tiveram escolha e passaram grande parte da guerra utilizando suas fábricas para alimentar os exércitos de tudo o que fosse necessário, a Citroën teve a oportunidade de reinventar-se. Embora a linha de produção do Citroën 2CV tivesse sido requisitada pelo exército, um grupo de engenheiros decidiu empreender um projeto secreto do qual não se conhecem muitos detalhes, mas que teve como resultado o trator da Citroën.
O Type J era equipado com um motor a gasolina de 4 cilindros que entregava 7 cv de potência, e como principal novidade, um sistema de tração total onde as quatro rodas eram motrizes. Isto dava ao trator da Citroën uma grande capacidade de tração, perfeito para superfícies irregulares, caminhos e todo tipo de obstáculos que teve que enfrentar em sua vida como máquina agrícola.
A ideia inicial era mecanizar o campo, onde até esse momento predominava a tração animal para o manuseio de implementos de trabalho e o transporte de operários e ferramentas. Deste modo, o trator da Citroën oferecia uma solução prática e rápida para as tarefas de lavoura, colheita e transporte em geral. Media 1.840 mm de altura e 1.700 mm de largura, com um comprimento de 3.000 mm e um peso vazio de 1.650 quilos.
Entre 1939 e 1946 foram fabricados um total de três exemplares do Citroën Type J. Dois destes exemplares se encontram atualmente fazendo parte da coleção do Conservatoire Citroën, nos arredores de Paris, na França, enquanto que não se conhecem mais detalhes sobre o terceiro trator fabricado pela Citroën. Não se sabe se chegou a ser montado, se foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial ou se a Citroën decidiu desmontá-lo uma vez finalizada a fase de testes do veículo.