2021 - CUPRA FORMENTOR BY ABT SPORTSLINE

O lançamento do CUPRA Formentor significou um marco muito importante para a nova marca espanhola. Estamos diante do primeiro modelo de desenvolvimento próprio desta empresa que, lembrando, saiu diretamente de dentro da SEAT. O desembarque do Formentor nos concessionários já começou. E mais, faz alguns meses que foi dado o tiro de largada para sua comercialização.
Embora esteja muito pouco tempo no mercado, foi suficiente para que um dos preparadores mais famosos da Europa apresentasse seu primeiro programa de ajustes para o crossover da CUPRA. O especialista alemão ABT Sportsline coloca sobre a mesa um pacote de melhorias que inclui desde mudanças na parte estética até melhorias de desempenho a nível mecânico.
Com relação às novidades apresentadas para o CUPRA Formentor preparado pela ABT Sportsline, basta dar uma olhada nas imagens para descobrir as modificações visuais. O detalhe mais chamativo neste aspecto são as novas rodas de liga leve assinadas pela ABT. Nas imagens aparecem as rodas ABT Sport GR de 20 polegadas com um acabamento em preto fosco. De maneira opcional essas rodas são oferecidas em preto brilhante. Também há outros desenhos disponíveis.
A altura livre da carroceria em relação ao solo se reduz em até 35 milímetros se a opção for equipar as molas de suspensão ABT. Também disponíveis de maneira opcional, ajudam a reforçar o aspecto esportivo do veículo. Outra novidade igualmente importante é o sistema de escape ABT com quatro saídas de aço inoxidável em preto fosco cujo diâmetro supera os 102 mm.
São mudanças menores, mas que em seu conjunto ajudam a modificar de maneira interessante a imagem do Formentor. O preparador assegurou que já iniciou o desenvolvimento de um variado catálogo de acessórios e opcionais para o crossover espanhol que estarão disponíveis em breve.
Também há novidades a nível mecânico. Para o seu programa a ABT Sportsline utilizou a versão topo de linha. O Formentor de maior desempenho traz consigo um motor a gasolina de 2.0 litros TSI com 310 cv e 400 Nm de torque máximo. Está acoplado a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e 7 velocidades, assim como um sistema de tração total 4Drive.
Sobre essa base foi criado um kit de potenciação composto de uma unidade de controle ABT Engine Control para conseguir um aumento de 60 cv e 50 Nm de torque máximo. Portanto, e graças ao kit ABT Power, o novo Formentor atinge os 370 cv e 450 Nm. Agora é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos.