2021 - CUPRA TAVASCAN EXTREME E CONCEPT

Já se passaram dois anos desde que conhecemos na forma de um protótipo o CUPRA Tavascan. Com este novo protótipo que toma seu nome de uma cidade situada nos Pirineus, a CUPRA mostrou seu potencial com um modelo completamente elétrico. No Salão de Munich 2021, a marca espanhola vai um passo além com o CUPRA Tavascan Extreme E Concept, desenvolvido em conjunto com a ABT Sportsline.
Concebido como uma reinterpretação do e-CUPRA ABT XE1, o veículo de corridas totalmente elétrico representa um passo adiante na aventura da marca dentro da competição Extreme E. Além disso, avança a linguagem de design do futuro Tavascan de produção, que será projetado e desenvolvido em Barcelona.
A versão de produção chegará a todos os mercados em 2024. Curiosamente, o CUPRA Tavascan Extreme E Concept mostra um design exterior completamente novo com genética 100% CUPRA e faz uso generalizado de materiais naturais que, não só o tornam mais sustentável, como também mais flexível e fácil de reparar.
Para refletir o seu respeito pelo meio ambiente e obter uma vantagem competitiva, o CUPRA Tavascan Extreme E Concept não conta apenas com uma mecânica 100% elétrica. Por exemplo, a iluminação é integrada em um quadro impresso em 3D, um método escolhido para dar uma vantagem tecnológica ao CUPRA Tavascan Extreme E Concept em relação aos seus concorrentes.
As peças impressas em 3D são mais eficientes porque podem ser fabricadas em apenas seis horas, o que permite à equipe adaptar-se às mudanças muito rapidamente. Seja devido a um incidente ou por mudanças na posição da luz, os componentes podem ser modificados em muito pouco tempo sem a necessidade de ferramentas caras e complexas.
A estrutura da carroceria é feita em grande parte de fibras extraídas da planta do linho, o que permite substituir os componentes de fibra de carbono e, consequentemente, reduzir o impacto do veículo no meio ambiente. O material pode ser trabalhado da mesma maneira e permite alcançar as mesmas formas requeridas pelos engenheiros.
Esta tecnologia poderá adaptar-se facilmente aos veículos de produção. O CUPRA Tavascan Extreme E Concept está equipado com uma bateria de 54 kWh localizada atrás do posto de condução, conseguindo uma distribuição de pesos ótima e permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos, de acordo com o regulamento.