2021 - DALLARA EXP

Ninguém como a Dallara para criar e configurar um chassi para circuito e isso foi precisamente o que foi feito com seu primeiro e único modelo de rua, desenvolver uma versão exclusiva para pista do já por si só radical Dallara Stradale de carbono.
O novo modelo é uma versão track-only, portanto, perde a denominação Stradale e passa a chamar-se simplesmente Dallara EXP. Ele herda grande parte da configuração original da versão de rua, incluindo seu chassi monocasco central elaborado em fibra de carbono, assim como sua carroceria, embora só esteja disponível na versão speedster. Estreia ainda inúmeras novidades, tanto mecânicas como relacionadas com a configuração de chassi, além de um brutal kit aerodinâmico próprio de circuito.
Debaixo do capô traseiro continuamos encontrando o mesmo motor de 4 cilindros com 2.3 litros sobrealimentado de origem Ford, que depois de certas modificações realizadas, passa dos 405 cv e 500 Nm originais para espetaculares 500 cv e 700 Nm de torque máximo. Esta mecânica está associada exclusivamente ao eixo traseiro através de uma transmissão automática sequencial de 6 velocidades proporcionada pela Quaife.
Além do novo rendimento mecânico, o Dallara EXP recebe uma nova configuração de chassi destinada exclusivamente a maximizar o desempenho em pista sem considerar os condicionantes próprios de um veículo de rua. Além disso, estreia um novo kit aerodinâmico que inclui um novo splitter dianteiro mais pronunciado e o enorme aerofólio traseiro, maior inclusive que o aerofólio opcional que já pode ser montado no Dallara Stradale. No interior surge um cockpit de competição que mantém a configuração de dois lugares e que conta com todos os elementos de segurança próprios de um veículo de pista.
A verdadeira razão desta versão track-only existir é o desempenho puro, que aumenta consideravelmente em relação à versão de rua. A empresa não revelou as cifras de aceleração e velocidade máxima, apenas informou que é capaz de gerar forças laterais de até 2.7 G e uma carga aerodinâmica de 1.250 kg, algo impressionante se temos em conta que o Dallara XPE pesa somente 890 kg. De modo que promete ser um monstro na pista.