2022 - DEUS VAYANNE

Como vimos e falamos em mais de uma ocasião, a transição para a mobilidade elétrica está sendo a oportunidade perfeita para que novas empresas entrem em cena, especialmente no mundo dos carros esportivos. A mais recente a fazer isso foi uma de origem austríaca chamada DEUS Automobiles, que no Salão de New York que está sendo celebrado estes dias, apresentou um impressionante hypercar chamado DEUS Vayanne, e dizemos impressionante pois este este modelo que aparece nas imagens promete uma potência de 2.200 cv e 2.000 Nm de torque máximo.
Pode parecer uma fantasia de uma pequena empresa querendo aparecer em um mercado já com muitos participantes, mas o que faz esse projeto parecer sério é o fato de que este Vayanne foi criado após a associação da DEUS com Italdesign e Williams Advanced Engineering, dando como resultado um concept orientado à produção que promete essas impressionantes cifras poucas vezes vistas em um veículo de produção, por enquanto obtidas através de uma simulação por computador, portanto, não validadas oficialmente.
A nível estético surge um carro de linhas elegantes e modernas, sobretudo na parte dianteira, enquanto que a traseira se mostra muito mais futurista com um design minimalista com uma grande saída de ar em forma do símbolo do infinito por assim dizer -totalmente intencional segundo destaca a empresa - enquadrado por uma fina linha LED. Seu perfil é a própria de um superesportivo de motor central, enquanto que no interior falam da presença de um estofamento de couro produzido usando “soluções sustentáveis e tecnologicamente avançadas”.
Por enquanto a DEUS não forneceu detalhes sobre o powertrain que será 100% elétrico, e que como imaginamos por outros projetos similares, contará com toda a experiência da Williams Advanced Engineering na matéria. A empresa aponta que esses 2.200 cv de potência tornarão possível uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1.99 segundos e uma velocidade máxima de 400 km/h.
A intenção da DEUS Automobiles é produzir 99 exemplares deste Vayanne que, segundo assinalam, esperam começar as entregas aos seus futuros clientes em 2025. Será preciso ter paciência - e seguramente também dinheiro, por ora não foi informado seu preço - para ter um na garagem.