2019 - DODGE CHALLENGER SRT DEMON BY HENNESSEY

A Hennessey Performance revelou um novo kit de potenciação ainda mais radical para o Dodge Challenger SRT Demon. De acordo com a Hennessey, o novo Demon HPE1400 conta com 1.419 cv (1.400 hp) graças ao aumento da cilindrada até 7.0 litros do motor V8 Demon e a incorporação de dois enormes turbo compressores em substituição ao anterior e solitário compressor.
A Hennessey Performance continua desenvolvendo produtos para o já desaparecido Dodge SRT Demon de edição limitada, para o qual já havia apresentado dois brutais kits de potenciação, denominados HPE1000 e HPE1200, com mais de 1.000 e 1.200 cv respectivamente. Agora, o preparador americano surpreende a todos com um kit ainda mais selvagem que dispõe de novas e radicais modificações, como é o caso do aumento da cilindrada até 7.0 litros graças a numerosas melhorias internas.
Segundo a Hennessey, o novo kit HPE1400 eleva o rendimento do V8 do Dodge SRT Demon até espetaculares 1.419 cv (1.400 hp). Como prova, o preparador apresentou o modelo com um vídeo onde podemos ver um exemplar já modificado sobre o banco de provas, e pelas cifras que mostra o teste, parece que o pessoal da Hennessey voltou a conseguir.
Os números alcançados no banco são espetaculares, 1.254 cv (1.237 hp) e 1.459 Nm de torque máximo, mas é preciso ter em conta que estas medidas foram tomadas nas rodas e não no próprio virabrequim, de modo que se levarmos em conta a porcentagem habitual de perda, entre 10 e 15%, obtemos números inclusive superiores aos 1.419 cv (1.400 hp) e 1.616 Nm de torque máximo anunciados para o kit HPE1400.
Entre as inúmeras modificações praticadas no motor V8 Demon original há um aumento da cilindrada dos 6.2 litros iniciais para 7.0 litros, um número mítico para os amantes dos muscle cars. Além disso, a Hennessey eliminou o compressor do modelo de série em favor de dois novos e enormes turbo compressores, montados na zona dianteira do vão, um novo sistema de escape, além de inúmeros novos elementos e modificações nos sistemas auxiliares, como é o caso da admissão e a refrigeração.
A nível estético não se espera que haja mudanças, embora as únicas imagens de um exemplar equipado com o novo kit HPE1400 mostrem como dispõe da parte frontal desmontada. De modo que como no resto das modificações assinadas pela Hennessey Performance, este modelo seguirá contando com sua estética original de série. O que podemos esperar são pequenos detalhes que revelem o trabalho do preparador, como é o caso de seus emblemas em diferentes zonas do veículo e a habitual placa identificativa no interior.