2022 - DODGE JOURNEY

A Dodge acaba de apresentar seu novo SUV. Um modelo que está destinado a desempenhar um papel relevante no mercado norte-americano, mas não chegará aos Estados Unidos. A icônica marca americana revelou um modelo dirigido especialmente ao México. Trata-se do novo Dodge Journey 2022. Esta emblemática denominação comercial foi revivida no território mexicano.
Após vários adiantamentos oficiais e a confirmação do início da produção em série, a Dodge decidiu apresentar oficialmente o novo Journey. Um modelo que está diretamente conectado com a China. O motivo é que o carro é fabricado lá. Porém ainda há mais, já que se trata na realidade de um veículo chinês remarcado. Nas entranhas do novo Journey encontra-se na verdade um Trumpchi GS5 da GAC.
Em relação às diferenças entre o novo Journey e a geração anterior, partindo da base de que não estamos diante de um produto de desenvolvimento próprio, é notório que a Dodge buscou dar ao modelo sua própria personalidade para conseguir uma proposta visual moderna. Na parte dianteira se destaca por sua grade de grandes dimensões e o acabamento preto brilhante. Uma grade ladeada por faróis com tecnologia LED.
A traseira apresenta lanternas em LED unidas visualmente por uma faixa de luz que contrasta com um para-choque que inclui proteções muito marcadas. Além disso, a vista lateral apresenta os traços próprios de um SUV. Proteções de plástico, barras de teto e uma altura livre em relação ao solo considerável. Aliás, os espelhos retrovisores externos integram as luzes intermitentes.
As opções de personalização são boas. Estão disponíveis diferentes desenhos de rodas de liga leve de 18 e 19 polegadas. Além disso, a carroceria pode ser pintada em qualquer uma das seguintes cores: branco perolado, preto brilhante, azul brilhante, cobre brilhante, prata e granito.
Quanto ao interior do novo Journey, surge um ambiente digital e conectado. O habitáculo é muito amplo e tem capacidade para cinco passageiros adultos. Além disso, os bancos traseiros podem ser rebatidos em uma proporção 60/40 para deixar um piso de carga completamente plano.
A versão mais equipada conta com um quadro de instrumentos digital com uma tela LCD de 12.3 polegadas e que oferece a possibilidade de configurar a informação mostrada. O centro nevrálgico é uma tela táctil de 8.0 polegadas que permite manejar um completo sistema multimídia. Além do que, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Também dispõe de conectividade Bluetooth.
A Dodge também dá uma ênfase especial na lista de sistemas de assistência à condução. Entre outras tecnologias dispõe de assistência em descidas e partida em rampas, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, câmera de visão 360º, alerta de colisão frontal, alerta de mudança involuntária de faixa, detecção de ponto cego, luzes de estrada automáticas e acendimento automático de luzes.
No que diz respeito à parte mecânica, o novo Journey é propulsionado por um motor a gasolina de 1.5 litros turbo que desenvolve uma potência de 171 cv e 264 Nm de torque máximo. O bloco surge acoplado a uma transmissão automática Aisin com 6 velocidades e 3 modos de condução.
A Dodge também destaca que a suspensão é independente nas quatro rodas com um esquema tipo McPherson para o eixo dianteiro, enquanto que no eixo traseiro utiliza uma arquitetura de braços múltiplos.
Com relação à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo SUV da Dodge no México acontecerá no final deste mês de outubro. O preço de saída se situa nos 555.900 pesos, o que significa cerca de 148.000 reais pelo câmbio atual.