2021 - DS 7 CROSSBACK ÉLYSÉE

A DS Automobiles acaba de dar vida um novo veículo presidencial. A icônica e interessante marca premium francesa apresentou todos os detalhes do novo DS 7 Crossback Élysée. Um SUV de dimensões compactas que passa a fazer parte da garagem da Presidência da República da França. Um crossover carregado de tecnologia, com inúmeras modificações e uma mecânica híbrida plug-in.
Estamos diante de um exemplar único. Para realizar o projeto tomou-se como ponto de partida um DS 7 Crossback E-Tense 4x4. Ou seja, a versão híbrida plug-in mais potente do modelo francês e que conta, além de sua autonomia em modo totalmente elétrico, de um sistema de tração total.
Comparado com um modelo padrão e convencional, o novo DS 7 Crossback Élysée foi alongado em 20 cm a partir do pilar central. A ampliação da distância entre os eixos permitiu ganhar espaço nos lugares traseiros. A marca destaca que o espaço para as pernas alcança os 545 mm. O comprimento total do veículo atinge os 4.790 mm enquanto que a altura se situa nos 1.620 mm e a largura nos 1.910 mm.
A nível estético se distingue por suas luzes flash intermitentes de cor azul e vermelho dispostas na parte dianteira, seus porta-bandeiras retráteis, seus logos RF nas portas dianteiras e as rodas de 20 polegadas específicas. A carroceria está pintada na cor Azul Tinta. Aliás, equipa uma antena para o sistema de telecomunicações reservado à Presidência da República. E como caberia esperar, o veículo dispõe de blindagem integral.
A marca não deu detalhes sobre a parte mecânica, de modo que previsivelmente não apresenta modificações. O sistema híbrido plug-in desenvolve uma potência total de 300 cv, que é gerenciada através de uma transmissão automática de 8 velocidades e um sistema de tração 4x4.
Para cumprir com a tarefa para a qual foi encomendado, o novo DS 7 Crossback Élysée conta com um equipamento específico. Se tivéssemos a oportunidade de entrar no habitáculo, veríamos que o banco traseiro foi substituído por outros dois independentes. Eles são estofados em couro Preto Basalto com desenho de correia de relógio, una característica própria da DS.
Os bancos traseiros estão separados por um descansa braços em que, além de vários detalhes distintivos, há controles para manejar diversos equipamentos como o aquecimento e a ventilação dos bancos, ou a iluminação ambiental. Entre o equipamento também se encontram carregadores por indução para telefones móveis compatíveis, conexão USB e um porta documentos central aberto.
A primeira vez que este carro presidencial foi mostrado ao público ao vivo foi ontem no âmbito das cerimônias da celebração do armistício do dia 11 de novembro de 1918, marcando sua entrada na frota da Presidência da República Francesa.