2018 - EC ONLYONE P8

Este carro não é um superesportivo a mais, como mostramos em diversas ocasiões. Neste caso, estamos falando de um modelo único, chamativo por seu aspecto exterior e com uma história escondida por trás dele. Trata-se de um Ferrari F430 ‘camuflado’ e seu criador foi um piloto.
O E.C. OnlyOne P8 foi construído como um one-off e custou 2.5 milhões de euros. Tratava-se do sonho de seu criador, Enea Casoni, ex-piloto e fundador da empresa do mesmo nome, especializada em criações únicas.
A notícia é que agora esse carro único busca um novo dono, assim como anuncia a James Edition, especialista na compra e venda de veículos de prestígio. Ele está sendo oferecido pelo mesmo preço que tinha o modelo quando foi vendido pela primeira vez.
A linha deste espetacular superesportivo lembra certos modelos dos anos 60 e 70, mas debaixo de sua carroceria esconde-se um Ferrari, um F430 para sermos mais exatos, cujo motor V8 montado na parte traseira foi potenciado até a assombrosa cifra de 600 cv, 110 a mais que a configuração de série.
Além disso, o propulsor está montado sobre um chassi e uma carroceria realizados em um atelier composto integralmente por especialistas de segunda geração do automobilismo, ou seja, filhos dos protagonistas dos anos dourados das corridas em circuitos e verdadeiros amantes da competição.
O E.C. OnlyOne P8 representa a essência de um esportivo: potente e leve. Dispõe de uma transmissão manual de 6 velocidades, freios de competição com discos de aço, ABS e controle de tração reguláveis com comandos independentes em 12 posições cada um, que permitem escolher, como em uma corrida, a combinação mais adequada por parte do piloto.
As portas apresentam abertura do tipo ‘asa de gaivota’ para facilitar o acesso, mas no interior tudo está pensado para satisfazer as necessidades do piloto, que inclusive tem um banco diferente do copiloto.
Seu criador, Enea Casoni, falava assim em 2018, quando apresentou o carro: “O desempenho do meu carro está estreitamente relacionado com a sensibilidade do condutor e expressa o nível de velocidade que pode alcançar”. Uma declaração de intenções, sem dúvida alguma.