2023 - ESTREMA FULMINEA
O Fulminea, um hiperesportivo de zero emissões que será fabricado pela Automobili Estrema, agora presta homenagem à Ucrânia. O primeiro exemplar do carro, criado pelo empresário Gianfranco Pizzuto, terá uma carroceria especial, pintada de amarelo e azul, em homenagem ao país atualmente em guerra com a Rússia.
Além disso, o carro, que é esperado para o final de 2023, será leiloado e a arrecadação será destinada integralmente para fins beneficentes. Não é nada mal, tendo em conta que o preço de saída foi fixado em 1.961.000 euros.
Pizzuto, fundador e diretor geral da Automobili Estrema, explicou que “a soma será destinada a dois projetos distintos, um na Ucrânia, para ajudar a reconstruir escolas e hospitais destruídos pelos bombardeios, e outro na Rússia, para mitigar os efeitos do desgelo do permafrost na Sibéria”.
O projeto consiste na reintrodução gradual de animais da estepe para criar o antigo ecossistema que freará o desgelo do permafrost, em uma das zonas mais frias do planeta.
Pizzuto acrescentou: “Entre outras, o amarelo-ouro e o azul-azul são também as cores da cidade de Modena e este fato, embora fortuito, nos alegra porque também destaca o vínculo com a cidade que escolhemos para produzir o Fulminea”.
Apresentado em maio do ano passado no Salão de Turin, o Estrema Fulminea é um carro inovador no mundo dos hypercars de zero emissões. O carro será o primeiro a incorporar uma bateria híbrida com supercondensadores, combinada com um acumulador de íons de lítio.
O carro, que será fabricado em Modena, em uma produção limitada a 61 unidades, está equipado com quatro motores, dispostos um por roda, e descarrega sobre o asfalto uma potência total de 2.040 cv. Suficiente para voar de 0 a 320 km/h em menos de 10 segundos.