2023 - e.VOLUTION SPACE
A União Europeia condenou a combustão tradicional ao ocaso, os altos preços do GNC acabaram matando os carros com este combustível e os elétricos estão muito longe de serem suficientemente baratos para transformar a mobilidade, apresentando um cenário em que muitos não poderão adquirir carros elétricos se as coisas não mudarem muito.
As marcas estão apostando em diferentes tecnologias, como eletricidade em forma de híbridos e híbridos plug-in com motor a gasolina e diesel, além da célula de combustível de hidrogênio, mas até agora nenhum fabricante, ou startup, havia ousado dar uma volta a mais no conceito híbrido apostando em combinar eletricidade e GLP. Os alemães da e.Volution GmbH conseguiram isso a bordo de um vanguardista SUV batizado como e.Volution Space.
Seu aspecto é aquele que faz girar as cabeças por onde passa, mas é muito mais interessante o fato de superar todos os desafios em questão de espaço. A empresa oferece duas versões com medidas mais contidas ou mais generosas, para oferecer uma grande habitabilidade para cinco a oito passageiros, esta última com três filas de bancos em uma disposição de 2 3 3. O e.Volution Space mede 4.092/4920 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e 1.940 mm de altura. A distância entre os eixos não foi informada pelo fabricante.
A marca alemã também não informou o volume do porta-malas, mas aponta para uma cifra bem generosa e que pode ser ampliada, já que o carro pode ser convertido em uma pick-up, eliminando os painéis traseiros e parte do teto. O interior não difere muito entre um concept car e um modelo de produção, apresentando uma grande tela que ocupa o painel minimalista, contando com um fino túnel de transmissão com os comandos certos e necessários.
Entretanto, muito mais interessante é o seu powertrain, o primeiro da indústria que conta com um sistema de propulsão onde participam dois eixos eletrificados que desenvolvem uma potência máxima de 190 cv cada um, um tanque de GLP e outro de gasolina, e uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 40 kWh. O acumulador de energia elétrica oferece uma autonomia máxima de 150 quilômetros.
A startup integrou também um pequeno motor de um só cilindro alimentado com GLP como extensor de energia, com o qual consegue ampliar a autonomia máxima até os 600 quilômetros, ao mesmo tempo que recarrega a bateria de íons de lítio. Com ela carregada e o tanque de gás ao máximo, a autonomia é incrementada até os 750 quilômetros, embora também utilize gasolina para arrancar e aquecer o motor. O pessoal da e.Volution GmbH estima que a autonomia possa chegar até os 1.000 quilômetros.
Uma bateria que conta com um sistema de carga rápida que precisa de apenas cinco minutos para recarregar. Ao mesmo tempo também é oferecido como opcional um teto solar fotovoltaico. Trata-se de um conjunto com o qual o veículo pode alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h, carregar um máximo de 650 quilos e, além disso, oferecer uma capacidade de reboque de até 3.5 toneladas.
Segundo o fabricante, o e.Volution GmbH foi concebido para oferecer uma vida útil de até 50 anos, cinco vezes mais que um carro de passeio convencional, e está em condições de chegar ao mercado. Isso acontecerá ao longo de 2025, em princípio destinado à mobilidade compartilhada e apenas por assinatura, ao preço de 1.000 euros mensais, incluindo manutenção, pneus de inverno e seguro.