2016 - FARADAY FUTURE FF ZERO1 CONCEPT

A Faraday Future é uma empresa nova sediada na Califórnia e que conta com o apoio financeiro do milionário chinês Jia Yueting. Foi criada em 2014 com a pretensão de desenvolver soluções de mobilidade e veículos elétricos. Para isso recrutou vários técnicos de topo da Tesla, da BMW e da Volvo. Conta hoje com mais de 750 funcionários e pretende criar ao todo 4.500 empregos, como parte de um investimento que se aproxima de 1 bilhão de dólares, que contempla ainda a criação de um estúdio de design e de instalações próprias.
O primeiro protótipo da nova empresa, potencial concorrente da Tesla Motors, é o FF ZERO1 Concept, que será apresentado a partir de amanhã (06/01) ao público no Consumer Electronics Show, em Las Vegas - que é um dos principais eventos ligados a eletrônica do mundo. O concept pretende antecipar um modelo de produção totalmente elétrico, que será produzido em uma nova fábrica ao norte de Las Vegas, e poderá superar os 1.000 cv de potência debitados de quatro motores elétricos. Estima-se que seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e que supere os 320 km/h de velocidade máxima.
O modelo é realmente futurista e para ser utilizado principalmente em pista, surgindo dotado de um trabalho aerodinâmico aperfeiçoado. Sabe-se que o FF ZERO1 Concept conta com vários componentes da carroceria em fibra de carbono e materiais compósitos. A Faraday Future informa que o modelo conta uma plataforma modular própria, chamada de Variable Platform Architecture, com baterias distribuídas em módulos e colocadas em uma posição central, além de uma suspensão de competição e de alto desempenho.
O modelo foi desenvolvido de modo a poder rodar com tração em duas ou nas quatro rodas. No interior, a posição de condução tem um ângulo de 45 graus, de modo a melhorar circulação sanguínea e o conforto. O condutor opera todas as funções do carro através de um smartphone colocado em um espaço próprio no centro do volante. Há ainda projeções de realidade aumentada no para-brisa. A Faraday Future diz que o concept consegue circular em modo totalmente autônomo na pista e na estrada.
O responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Faraday Future, Nick Sampson, disse que será lançado apenas um modelo, mas que se seguirão outros a um ritmo mais rápido em relação ao que é comum, em um total de sete novidades. “O nosso modelo de negócio não se baseia em sair do stand com um carro. Vemos o negócio como se tratasse de um smartphone. O lucro começa assim que o proprietário tem o produto nas mãos.”, justificou Sampson.