2020 - FERRARI F488 CHALLENGE EVO
A primeira evolução do Ferrari F488 Challenge foi apresentada nas ‘Finali Mundiali’ da Ferrari no circuito de Mugello. O fabricante italiano redesenhou distintas áreas de sua carroceria para melhorar em até 30% sua eficiência aerodinâmica.
A história da Ferrari está intimamente ligada ao mundo da competição. Esta relação define cada um de seus modelos, mas se há um que tenha este vínculo marcado a fogo é o Ferrari F488 Challenge. Apresentado em 2016 em Daytona, o F488 Challenge é o protagonista da copa monomarca da marca de Maranello, um dos certames deste perfil com mais prestígio. Agora, três anos mais tarde, o Ferrari F488 Challenge recebe sua primeira atualização em forma de kit ‘Evo’ para que clientes e pilotos ‘Amateur’ possam seguir desfrutando de sua excelência.
O Ferrari F488 Challenge Evo mantém a base mecânica do seu antecessor. Isto significa que o monomarca de Maranello equipa debaixo do capô um motor biturbo de 3.9 litros com uma potência de 670 cv. Um motor mais leve em relação aos utilizados pelos modelos de rua e que reportou grandes resultados durante estes três anos em competição. No entanto, o Ferrari F488 se tornou o primeiro modelo ‘Challenge’ turbo, rompendo assim com todos os antecessores que haviam feito parte do programa ‘F1 Clienti’ e da própria competição monomarca organizada pela Ferrari.
Com uma base mecânica sólida e confiável, quase todas as mudanças do F488 Challenge Evo estão no design. Neste aspecto, a casa de Maranello trabalhou para conseguir que o seu monomarca seja mais manejável em situações de corrida e para aumentar o seu rendimento. O resultado do trabalho da Ferrari é um kit aerodinâmico redesenhado completamente, sobretudo em sua parte frontal. A marca assegura que o F488 Challenge Evo melhora em 30% a eficiência aerodinâmica de seu antecessor nesta área.
Na parte frontal do Ferrari F488 Challenge Evo se pode apreciar um novo splitter dianteiro com o qual o modelo melhora a sua estabilidade. Também foram modificados as entradas de ar e o duplo ‘canard’ do para-choque. O resultado é uma parte dianteira bem mais agressiva e trabalhada que permite reconduzir o fluxo de ar de uma maneira mais eficiente. Cada detalhe no F488 Challenge Evo é medido ao milímetro e por isso foram instalados aditamentos aerodinâmicos debaixo dos espelhos retrovisores para conduzir o ar até a traseira.
Se a parte frontal foi amplamente renovada, permitindo que o Ferrari F488 Challenge Evo seja o primeiro monomarca da Ferrari onde se pode modificar a carga aerodinâmica dianteira, sua traseira não fica atrás. A marca italiana adotou soluções de modelos como o Ferrari FXX-K e as versões GTE e GT3 de competição para esta área do carro. O resultado é uma parte traseira de desenho mais afilado onde foram modificadas as saídas de ar atrás dos arcos das rodas, a própria tela de ventilação do motor, assim como seu grande aerofólio traseiro e o difusor.
Embora o trabalho da casa italiana tivesse sido centrado em aumentar a carga aerodinâmica e, portanto, o rendimento, o F488 Challenge Evo também apresenta novidades na parte de rodagem. De fato, o monomarca italiano estreia novos pneus Pirelli PZero 275/675 R19 no eixo dianteiro e 315/705 R19 no traseiro. Por sua vez, também foi modificado o sistema de freios com um novo desenho dos discos dianteiro e traseiro maiores com o objetivo de melhorar as sensações do piloto.
Em suma, o Ferrari F488 Challenge Evo reduz a brecha existente entre um modelo de uma monomarca e os veículos das principais categorias GT. Com uma maior carga aerodinâmica e rendimento, o F488 Challenge Evo não excede os GTE e GT3 que são conduzidos pelos pilotos profissionais da Ferrari e assim fica patente com seu desenho interior, próprio do mundo da competição. O Ferrari F488 Challenge Evo estreará em 2020 e poderá ser adquirido novo ou como kit de conversão para os modelos já existentes.