2012 - FERRARI LaFERRARI PROTOTYPE
Ainda hoje, o LaFerrari é uma espécie de santo graal para os entusiastas dos modelos Ferrari modernos. Com apenas 499 exemplares construídos (mais 210 da versão Aperta), nem todos os clientes puderam adquiri-lo, infelizmente, e os poucos modelos disponíveis em leilões costumam alcançar um preço muito elevado.
O Ferrari LaFerrari foi apresentado no Salão de Genebra de 2013. Marcou uma espécie de ponto de inflexão na evolução dos esportivos modernos, graças ao seu sistema de hibridação. E junto com o McLaren P1 e o Porsche 918 Spyder, formou a famosa ‘Santíssima Trindade’.
Como qualquer outro modelo, o LaFerrari foi submetido a um intenso período de testes com a criação de inúmeros protótipos. No próximo dia 14 de maio, a casa de leilões RM Sotheby’s oferecerá um lote único em sua venda de Mônaco: um protótipo do Ferrari LaFerrari de 2012.
O LaFerrari foi desenvolvido a partir de um chassi modificado do F458 Italia, construído em torno de uma estrutura de alumínio preparada para abrigar toda a unidade híbrida de potência, junto com a bateria que lhe atende.
O protótipo M6, como era chamado na época, foi utilizado durante a primeira fase do desenvolvimento do LaFerrari, entre maio de 2011 e dezembro de 2012, para testar seus componentes mecânicos, o ESP e o sistema híbrido de propulsão.
Foram utilizados vários outros protótipos, especialmente em Nürburgring durante a fase final do desenvolvimento. Uma vez apresentado o LaFerrari, a marca colocou à venda estes protótipos a seus clientes mais fiéis.
No entanto, havia algumas condições: como o carro não estava homologado, não podia ser emplacado para seu uso em estrada nem ser utilizado em circuitos públicos. Em outras palavras, seu uso estaria limitado à condução em traçados privados.
O protótipo M6 será vendido com os painéis da carroceria com camuflagem utilizados nas fases de teste. É propriedade de um cliente desde julho de 2016 e o carro foi mantido “como está”, ou seja, com a camuflagem original da fase de desenvolvimento.
O carro exibe uma carroceria pintada em preto fosco e o interior está vestido de couro bege. O hodômetro marca 3.322 km, o que não é muito, embora supomos que durante sua fase de desenvolvimento tenha sido submetido a uma atividade intensa.