2021 - FERRARI TESTAROSSA RESTOMOD BY OFFICINE FIORAVANTI

O Ferrari Testarossa é um dos grandes ícones dos anos 80 e 90 dentro do mundo dos superesportivos. Um modelo que faz parte da longa saga de esportivos de motor central da casa de Maranello, mas ao contrário dos atuais, optava por um propulsor V12 a 180 graus e 4.9 litros.
Um motor que acaba de voltar a rugir com sua icônica carroceria graças a um ambicioso projeto que começou há cerca de 14 meses através de uma empresa suíça chamada Officine Fioravanti, cujas intenções passavam por ressuscitar o Testarossa para converter este clássico Ferrari em um superesportivo capaz de alcançar os 323 km/h, e parece conseguiram. Dizemos isso porque na semana passada foram divulgadas as primeiras imagens oficiais deste veículo.
Conforme explica a empresa, não quiseram mexer no design inconfundível traçado por Pininfarina já que, asseguram, “não há razão para dar lições a um Mestre”. Somente suas famosas rodas de 16 polegadas e cinco raios com forma de estrela cresceram um pouco para alojar ao mesmo tempo potentes freios Brembo de competição GT3 e pneus modernos de alto desempenho. De qualquer forma, a empresa fala de uma redução no peso do carro que ronda os 130 kg e inclusive de uma série de melhorias em termos aerodinâmicos, embora sem ainda entrar em detalhes.
Do mesmo modo, a suspensão também foi melhorada com um novo jogo de amortecedores da Öhlins com ajuste eletrônico e barras estabilizadores ajustáveis para assim melhorar consideravelmente o manejo do Testarossa.
Com relação ao seu famoso motor, a verdade é que a Officine Fioravanti manteve o bloco de 12 cilindros original, embora o tenha reconstruído completamente para oferecer mais potência, concretamente falamos de 510 cv e um torque máximo de 600 Nm. Agora o motor italiano é capaz de girar a um máximo de 9.000 rpm, além de contar com novos componentes internos, um novo sistema de escape de titânio e inclusive uma nova ECU derivada de competição.
O clássico interior do Testarossa também foi revisado com um novo estofamento de couro italiano costurado à mão que junto a outras melhorias, como a substituição dos plásticos originais pelo alumínio, permitem melhorar consideravelmente a qualidade percebida do habitáculo, além de contar com um novo sistema de áudio de alto nível, embora mantendo a essência retro e o telefone original. Além disso, o carro agora oferece conectividade com Apple CarPlay e Bluetooth.