1974 - FIAT 124 ABARTH RALLY GRUPPO 4

Nosso destaque não é um carro qualquer. Trata-se do modelo com o qual a Fiat venceu o Campeonato Internacional de Construtores de 1970. O 124 Sport Abarth Rally foi um dos automóveis de corridas mais competitivos da história e representou a primeira tentativa bem-sucedida da marca italiana em competir nesta difícil categoria automobilística.
Trata-se de uma unidade que participou no Grupo 4 de 1974, em perfeito estado de conservação, que nunca foi restaurado por completo. Agora está à venda através da Issimi, um especialista da Califórnia (EUA) especializado em carros de coleção.
A Fiat começou sua experiência direta no mundo dos rallys em 1971, com a aquisição da Abarth e a criação de uma equipe de fábrica, formada por engenheiros da pequena equipe esportiva com sede em Turin. A experiência de engenheiros como Ivo Colucci e Stefano Jacoponi foi fundamental para transformar o 124 em um carro de corridas muito competitivo.
O carro fez sua estreia oficial no dia 15 de outubro de 1972 no Rally de Portugal com Alcide Paganelli e Ninni Russo, que conseguiram conduzir o Fiat até um inesperado quinto lugar na geral, enquanto que a primeira vitória internacional chegou no ano seguinte, 1973, com o primeiro lugar no Rally da Iugoslávia obtido pela equipe feminina, formada por Donatella Tominz e Gabriella Mamolo.
O ano de 1974 marcou a introdução da icônica decoração vermelho-amarela-verde e dos faróis adicionais integrados e começou com a vitória de Bisulli-Zanuccoli no Rally de San Marino.
Trata-se do mesmo exemplar com chassi 0064907 que atualmente está à venda, um carro que apresenta inúmeras atualizações em relação ao modelo original como o cabeçote de 16 válvulas, o tanque de combustível maior, o radiador de óleo lateral e as entradas de ar do tipo Naca, sendo o primeiro 124 em portar esta modificação específica da carroceria.
O carro participou em diversas competições, incluindo o Rally da Sicilia, o 4 Regioni, o Rally Elba e o Rally de Sanremo, onde terminou em segundo lugar atrás de Sandro Munari. Em 1975 obteve o mesmo resultado em San Martino di Castrozza, com Verini e Rossetti contribuindo de forma decisiva à vitória da Fiat no Campeonato Europeo daquele ano.
Também sabemos que o Fiat 124 Sport Abarth Rally foi vendido no começo de 1976 a uma senhora originária de Imperia, depois passou por uma série de entusiastas proprietários até que o último o comprou em 2018. Está em excelente estado e só foi utilizado em alguns eventos históricos.
Como dizíamos, este modelo nunca foi objeto de uma restauração completa, permanece no estado original e conserva o interior da época, assim como o motor e diversas peças mecânicas, incluindo a rara transmissão Colotti de montagem frontal.
Recentemente foi repintado com a histórica decoração vermelha lagosta com detalhes amarelos. Sem dúvida, o chassi 0064907 é um modelo que representa a época dourada dos rallys para a marca italiana.