2022 - FIAT 500 & 500 X DOLCEVITA
Os novos Fiat 500 e 500X Dolcevita são as mais recentes edições especiais do fabricante italiano. Se o nome soa familiar, é porque a marca já lançou versões homônimas não faz muito tempo. As novas, agora recorrem a motores micro híbridos e uma nova combinação de cores.
Para começar, o 500 Dolcevita está disponível unicamente na versão Cabrio do modelo, e está baseada no 500 convencional, e não na versão elétrica. Combina a carroceria na cor Branco Gelato com uma capota em tom bege.
O Fiat 500 Dolcevita estreia também carcaças cromadas para os retrovisores, rodas de liga leve de 16 polegadas, em um desenho preto ‘diamantado’ e o emblema Dolcevita em letra cursiva, por exemplo.
Por dentro surge um estofamento na cor marfim com zonas em couro Frau, logotipos 500 no tom branco, painel de madeira, manopla do câmbio em couro e tapetes específicos com detalhes em branco. O equipamento de série inclui também o sistema multimídia com tela TFT de 7.0 polegadas, que inclui navegador.
Quanto ao motor, é oferecido o bloco FireFly 1.0 de 3 cilindros, que entrega 70 cv de potência e 92 Nm de torque máximo, e conta com um sistema elétrico de 12V, um gerador/motor de arranque e uma pequena bateria de íons de lítio, de modo que falamos de um mild hybrid.
No caso do Fiat 500X Dolcevita, a carroceria também exibe o mesmo tom Branco Gelato, junto a uma capota na cor marfim, porém há mais detalhes cromados (grade, molduras das luzes antineblina, carcaças dos retrovisores...) e as rodas neste caso são de 18 polegadas.
O interior também inclui estofamento em tom marfim e painel e logotipos 500 em branco, além de um banco do condutor com ajuste elétrico, uma manopla cromada para a alavanca de câmbios, além de equipamentos como sensores de luz e chuva, câmera de marcha à ré, sistema multimídia Uconnect com tela de 7.0 polegadas, com navegador e compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema de propulsão do 500X também é mild hybrid, mas o bloco térmico é um FireFly de 1.5 litros e 4 cilindros, com 130 cv e 240 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades, que leva integrado um pequeno motor elétrico de 48V com 15 kW de potência (20 cv).